CURSO: “ALFABETIZANDO PELA PAZ”

topo

CURSO: “ALFABETIZANDO PELA PAZ”

Dia: 16/3 a 18/5, sábados
Horário: 8h30 às 12h30

Justificativa

A alfabetização é um marco na vida de uma criança. Decifrar o código alfabético apreendendo e estruturando conteúdos pode ser um processo prazeroso quando o educador se torna um verdadeiro mediador da paz integrando pensamento, afetividade, percepção, intuição e imaginação.
“Educar é encharcar de sentido o prazer”.
Paulo Freire

Objetivo Geral

Refletir sobre as práticas de Alfabetização e Letramento. Enfatizar o uso de práticas que utilizem estimulação multissensorial e múltiplas linguagens para aperfeiçoar a aquisição da consciência fonológica, condição essencial para a alfabetização. Ressaltar a importância da educação humanista na promoção de um ambiente saudável na sala de aula. Através do empoderamento dos educadores, promover a formação de alunos leitores e escritores, rumo à cidadania.

Descrição

Um curso para refletir sobre Frentes para Alfabetização valorizando a supremacia da Palavra e o poder do educador como Agente da Palavra.

 

Conteúdo Programático

• 16/03/2019 - 1ª aula: *Reflexões sobre a Supremacia da Palavra na sala de aula .priorizando a Cultura de Paz. Enfatizando uma comunicação não violenta entre Educador e Aluno, valorizando a Palavra que humaniza e alfabetiza.
*Da leitura do mundo à leitura da palavra - um diálogo entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. As vivências da Educação Infantil abrindo caminhos para Alfabetização.
• 23/03/2019 - 2ª aula: *A Evolução da Escrita. Do desenho na parede das cavernas à invenção das letras.
* Reflexões sobre práticas de Alfabetização e Letramento. Estabelecendo meios e estratégias para alfabetizar letrando.
• 30/03/2019 - 3ª aula: * Explorando o Universo Vocabular dos alunos. Colhendo palavras alfabetizadoras nas Rodas de Conversa
• 06/04/2019 - 4ª aula: * A Arte Narrativa como ferramenta alfabetizadora. O encantamento abrindo as portas para uma aprendizagem efetiva.
• 13 e 27 de abril – 5 ª e 6ª aulas e 4 de maio - 7ª aula: * Facilitando o desenvolvimento da Consciência Fonológica. A estimulação multissensoril alimentando as percepções auditiva,visual,tátil e fonoarticulatória, otimizando a aprendizagem das relações fonema-grafema.
• 11/05/2019 - 8ª aula: * Eleição de Projetos Culturais e Confecção de Portfólio. Utilizando diferentes portadores elaborar projetos que fomentem a aprendizagem da leitura e escrita.
• 18/05/2019 - 9ª aula: * Apresentação dos projetos e frentes para alfabetização. Fechamento do curso através da partilha das frentes pesquisadas e avaliação.

 

 

Facilitação

Maria Cecília Martin Ferri – Graduada em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Pós-graduada em Terapia Ramain pelo IAL- Instituto ASRI-Labyrinthe e Universidade Metodista. Atua como Fonoaudióloga Clínica / Educacional da FUNSAI - Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga. Responsável pelas Oficinas de Linguagem da ENSG – Escola Nossa Senhora das Graças. Contadora de Histórias. Coautora do livro “Contando e desenhando histórias... ouvindo o gênero”, da Editora Hepsykhé (2007). Palestrante da UMAPAZ – Universidade do Meio Ambiente e Cultura de Paz. Ministrou cursos e oficinas no SIEEESP – Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de São Paulo, na Associação Viva e Deixe Viver, na Oficina de Cultura Amácio Mazzaropi, na DRE-Itaquera pela SME-PMSP, no Centro de Cultura da Índia e em parceria com a Educa Brasil e a Fundação Abrinq.

 

Coordenação

Eliane Bosio e Maricy Montenegro

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    

 

Sobre

Público:Técnicos da área da Educação Infantil e Fundamental da rede pública e privada, Coordenadores Pedagógicos, Fonoaudiólogos.

Curso Validado sob Nº 042/2019.  Confira as carreiras aqui

Vagas: 40

Dia(s):  16, 23 e 30 de março; 6, 13 e 27 de abril; 4, 11 e 18 de maio

Horário: 8h30 às 12h30

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Vagas esgotadas!

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •