Seminário: Aspectos Éticos, Legais, Instrumentais e Psíquicos da Caça

topo

Seminário: Aspectos Éticos, Legais, Instrumentais e Psíquicos da Caça

Dia: 16 de março de 2019, Sábado
Horário: 14h às 18h

Descrição

Exposições de especialistas da área do Direito, da Biologia e da Psicologia que atuam na defesa dos interesses dos animais, seguidas de discussão sobre o tema da caça, objeto de atual e intenso debate diante das iniciativas legislativas e judiciais que têm buscado flexibilizar ou liberar esta atividade no Brasil. O seminário é uma iniciativa da ONG Olhar Animal com o apoio da UMAPAZ e o objetivo é expor as implicações da caça, gerando conhecimento que enriqueça o debate acerca do tema e concorra para a promoção da paz também no âmbito das relações entre animais humanos e não humanos.

Facilitação

Vânia Maria Tuglio: Promotora de Justiça em desde 1993. Por quatro anos atuou no Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo e no Centro de Apoio Operacional das Promotorias Criminais e Execuções Penais. Desde 2012 atua no GECAP – Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo Urbano, em São Paulo, SP. Mestre em Direito Animal pela Universidade Autônoma de Barcelona. Diretora Acadêmica Sudeste da Escola Superior da ABRAMPA – Associação Brasileira do Ministério Público do Meio Ambiente. Diretora de Articulação do IAA – Instituto Abolicionista Animal. Coordenadora do SUD-WEN, grupo que congrega membros do Ministério Público de todos os países da América do Sul, visando implementar os termos da CITES e, portanto, combater o crime de tráfico de espécies silvestres.

Renata Zancan: Psicanalista, fundadora do Projeto Espaço de Palavra que há 15 anos oferece atendimento em psicanálise clínica para pessoas de baixa renda e moradores de rua nas cidades de São Paulo e Ibiúna. Fundadora do Projeto Ria Rua que atua com comunidades interessadas em desenvolver atividades de leitura; oficinas de arte, bonecas e costura; reaproveitamento e transformação de pequenos objetos de descarte em horta doméstica; palestra e encontros com professores e pais de alunos de Escolas Públicas e de periferia, sobre violência doméstica e sexualidade infantil. Fundadora e organizadora do grupo Sub- versão, que tem como mote a organização e realização de Fóruns de Debates de questões sociais. Trabalhos de supervisão clínica para profissionais na área da psicanálise.

Laerte Fernando Levai: Promotor de Justiça atuando no GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente / Núcleo Paraíba do Sul), do Ministério Público de SP. Pesquisador do Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, das Intolerâncias e dos Conflitos, ligado à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP.

Rafaela Maia Ribeiro, engenheira ambiental, MSc. em Planejamento Urbano e Regional e assistente técnica do GAEMA / Ministério Público de SP desde 2012. 

Sérgio Greif: Biólogo formado pela UNICAMP, mestre em Alimentos e Nutrição com tese em nutrição vegetariana pela mesma universidade, especialista em gerenciamento ambiental pela ESALQ – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, professor do IPOG – Instituto de Pós-graduação e Graduação, professor do Senac de SP, ativista pelos direitos animais, vegano desde 1998, consultor em diversas ações civis públicas e audiências públicas em defesa dos direitos animais. Fundador e ex-membro da Sociedade Vegana. 

Coordenação e Parceria

Eliane Bosio;
Mirian M. Okada;
Renata Crivoi;

ONG Olhar Animal

 

Programação

14h – Abertura
14h10 – Caça e maus-tratos contra animais, com Vania Maria Tuglio
14h50 – Da letra da lei a lei do desejo inconsciente, com Renata Zancan
15h30 – Coffe break vegano
15h50 – Direito dos animais – avanços e retrocessos, com Laerte Fernando Levai
16h40 – Controle populacional de javalis, com Sérgio Greif
17h20 – Plenária (perguntas aos expositores) / atividade em grupo
18h00 – Encerramento

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

     

 

Sobre

Público: Interessados

Vagas: 150

Dia: 16 de março de 2019, Sábado

Horário: 14h às 18h

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Vagas esgotadas!

 

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •