Apreciação Estética Arte e Natureza

topo

Apreciação Estética Arte e Natureza

Dia: 14/3 à 30/5 de 2019
Horário: 14h às 17h

Descrição

Desde a Pré-História, Arte e Natureza se retroalimentam, da matéria ou pigmento extraído do meio à Natureza observada, idealizada e representada há séculos em diferentes modelos e suportes. Na contemporaneidade, a própria Natureza retorna a ser o objeto da Arte. Esta inter-relação Arte e Natureza, ao longo da História, nos faz refletir sobre questões ambientais e sobre a qualidade de vida que almejamos.
Este curso propõe a apreciação da Arte e de elementos da Natureza existentes no Parque Ibirapuera, e no repertório de cada participante, por meio de aulas expositivas, exercícios práticos, trilhas pelo Parque e visita ao MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo). As aulas buscarão sensibilizar nosso olhar e nosso fazer criativo: individual e coletivo.
Entre o teórico e o vivenciado, os participantes serão orientados a produzir seus trabalhos artísticos os quais serão expostos no Hall da UMAPAZ. Através do desenho, aquarela, caderno de artista, fotografia, novas mídias, escrita, incluindo a contemplação e diálogos, propomos:
Vamos aguçar nossa percepção ao meio em que estamos inseridos?

Conteúdo Programático

História da Arte. Pré-história à contemporaneidade. Obras e artistas que abordam, inserem e/ou recriam Elementos da Natureza.

• Introdução à Composição e Estética.

• Práticas artísticas: desenho, fotografia, escrita (técnica de livre escolha) realizados em trilhas no Parque Ibirapuera. Percursos Artísticos.

• A Relação Homem-Natureza além da dimensão individuo / meio ambiente, incluindo a do indivíduo consigo mesmo na perspectiva da Psicologia Junguiana.

• Visita ao MAM: Educativo e Jardim das Esculturas.

• Um novo olhar no desenvolvimento da consciência humana através da Arte. Contribuições da Antroposofia.

•. Uma aproximação com o elemento Água na Arte.

• Ampliando nosso repertório: Arte Latino-americana, neste contexto.

• “O lugar é a obra” (Michael Heizer): a Land Art. Abordagens da Paisagem.

• Processos criativos: acompanhamento prático dos trabalhos dos participantes
• O sentimento estético. Leituras e conexões.
• Trabalho final coletivo: montagem da Exposição de Arte dos trabalhos realizados pelos participantes no decorrer do curso. Local: Hall UMAPAZ.
• Sensibilização sobre as questões socioambientais através da Arte.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    

Facilitação e Professoras Convidadas

Alessandra Cabral
Graduação em Administração de Empresas (Universidade Mackenzie), com MBA em Marketing (FIA/USP) e Curso de Extensão Fundamentos da Antroposofia e da Pedagogia Waldorf; incluindo o estudo e práticas artísticas de Desenho, Vivência de Cores e História da Arte (Faculdade Rudolf Steiner). Experiência de mais de 20 anos trabalhando como executiva e consultora de Marketing e Inovação.

 

Cristiana Bernardi Isaac

Mestre em Arquitetura e Urbanismo, FAU-USP. Dissertação: Arte e Paisagem: estudo de obras contemporâneas brasileiras, 2013. Graduação em Artes Plásticas e em Arquitetura – FAAP, 2002 e 1996 respectivamente. Participou de exposições coletivas no SESC, Centro Maria Antônia e outros com xilogravuras, desenhos e instalação urbana. Lecionou em cursos de Graduação disciplinas nas áreas de Arte, Paisagismo, Desenho e Projeto. Educadora na Divisão de Formação, UMPAZ-3. Funcionária pública municipal da Cidade de São Paulo desde 2012.

 

Lydiane Fabretti
Mestre pela USP em Ciências na linha de pesquisa Desenvolvimento Humano e Saúde. Graduação em psicologia na Univ. Mackenzie. Pesquisadora dos simbolismos do artesanato e da arte popular relacionados à saúde mental sob a ótica da psicologia analítica de Carl Gustav Jung. Psicóloga, neuropsicóloga e Docente do Centro Universitário São Camilo nas disciplinas: Atendimento Clínico, Subjetividade e Sociedade Contemporânea.

Xenia Bergman
Doutoranda em Interunidades Estética e História da Arte, (MAC-USP). Mestre em Artes Visuais pela UFRJ. Graduação em História da Arte - Universidad de La Habana Docente em História da Arte - Universidad Central de Las Villas, Cuba - e no Curso de Especialização em Arte Latino-americana, Universidade Metodista Bennett, RJ, Brasil. Atuou em Curadorias (Caixa Cultural, Pinacoteca, outros) e em Docência nas áreas: Artes com ênfase em Artes Plásticas, nos temas: arte contemporânea cubana, arte latino-americana, arte brasileira moderna e contemporânea.

 

 

Coordenação

Cristiana Bernardi Isaac

Sobre

Público: Interessados.

Vagas: 40.

Dia(s):  14-março a 30-maio, quintas-feiras (12 aulas, carga horária: 36 horas/aula)
14, 21 e 28 de março; 04, 11, 18 e 25 de abril; 02, 09, 16, 23 e 30 de maio de 2019, quintas-feiras

Horário: 14h às 17h

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições encerradas

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •