Oficina da Palavra: Revisitando as Origens e a Formação da Língua Portuguesa

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Oficina da Palavra: Revisitando as Origens e a Formação da Língua Portuguesa

Período: 11/3 a 15/4, segundas-feiras.
Horário: 9h às 12h

Inscrições encerradas

Descrição

O Programa Metodologias Integrativas convida para a Oficina da Palavra com a professora Cladir Garcia, em 2ª edição após cinco anos onde foi realizada pela primeira vez e pudemos reconhecer nossa Língua Portuguesa como patrimônio cultural ampliando as noções e conceitos da língua, linguagem, discurso e interpretação de textos.
Na antiguidade clássica, a literatura, em prosa ou poesia, sempre se primou por um conteúdo pedagógico ao difundir valores essenciais à civilização. Retomando esse discurso, este trabalho se propõe a refletir sobre a necessidade de cooperar para construir uma sociedade melhor, contribuir para a formação do cidadão-leitor contemporâneo identificando os recursos culturais e linguísticos através da leitura e produção de textos. A oficina pretende propiciar reflexões sobre os valores da cultura de paz que possam promover a melhor expressão da sensibilidade do participante na forma escrita.

Conteúdo Programático

1. O reconhecimento da Língua Portuguesa e da Literatura como patrimônios culturais que podem ser apropriados para a construção de pactos de convivência, das ações afirmativas e da cultura de paz.
2. Noções como os principais conceitos de língua, linguagem e discurso, a história e a expansão da Língua Portuguesa pelos continentes africano e sul-americano, as diversidades do português falado no Brasil e as formas de preconceito linguístico.
3. Leitura e interpretação de textos (utilização de técnicas com bases teóricas da Linguística aplicada ao ensino da língua escrita).
4. Prática de produção textual. A contribuição das criações literárias para uma sociedade humanística.

 

Referências Bibliográficas

BRANDÃO, H. N. (coord.) Texto, gêneros do discurso e ensino. In Gêneros do discurso na escola. São Paulo, Cortez Editora, 2002.
COUTINHO, I. L. Gramática Histórica, Editora ao livro técnico, Rio de Janeiro, 1976.
GNERRE, M. Linguagem, escrita e poder, Martins Fontes, São Paulo, 1998.
KOCH, I. G. V. A construção dos sentidos no texto: intertextualidade e polifonia. In: O texto e a construção do sentido. São Paulo: Contexto, 1997.
KOCH, I. G. V. A Inter-Ação Pela Linguagem. São Paulo Editora Cortez, 1997.
KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo, Cortez Editora, 2002.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. Trad.: Cecília P. Souza-e-Silva e Décio Rocha. São Paulo, SP: Cortez ed, 2005.


 

Facilitação

Cladir Costa Gabriel Garcia é graduada em História e Letras, com mestrado e doutorado em Filologia e Linguística pela USP/São Paulo. Foi professora de História do Brasil, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, na rede do ensino estadual e professora de Teorias do Texto e Redação nos cursos de Letras, Jornalismo, Rádio e TV das faculdades FIAM/FMU e Anhembi-Morumbi. Além disso, é frequentadora da UMAPAZ na qualidade de participante das Danças Circulares, outros cursos oferecidos pela entidade e parceira voluntária ao realizar a Oficina da Palavra desde 2013 em diversas edições.

 

 

Coordenação

Estela Gomes.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

      

 

Sobre

Público: Interessados.

Vagas: 40.

Dias: 11, 18 e 25 de março; 01, 08 e 15 de abril, segundas-feiras.

Horário: 9h às 12h.

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera.

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Como chegar na UMAPAZ

 

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