Curso Teórico-Prático: Apreciação Estética: Arte e Natureza

topo

Desde a Pré-História, Arte e Natureza se retroalimentam, da matéria ou pigmento extraído do meio, à Natureza observada, idealizada e representada há séculos em diferentes modelos e suportes. Na contemporaneidade, a Natureza retorna a ser- ela própria -Arte. Esta inter-relação Arte e Natureza, ao longo da História, nos faz refletir sobre questões ambientais e sobre a qualidade de vida que almejamos.
Este curso propõe a apreciação da Arte e de elementos da Natureza existentes no Parque Ibirapuera por meio de aulas expositivas, exercícios práticos, trilhas pelo Parque e visita ao MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), instigando a sensibilização de nosso olhar e fazer criativo. Entre o teórico e o vivenciado, os participantes serão orientados a produzir seus trabalhos artísticos os quais serão expostos no Hall da UMAPAZ.
Através do desenho, aquarela, caderno-de-artista, fotografia, novas mídias, escrita, além da contemplação e diálogos, vamos aguçar nossa percepção ao meio em que estamos inseridos?

 

Conteúdo Programático:

1 - Histórico de obras – Arte e Natureza. (20/09)
Aula expositiva das Artes Visuais - ao longo da História – que abordam Natureza e Meio-Ambiente. Dinâmica em grupos: Impressões e leituras das obras

2 - Natureza e Estética (27/09)
- Aula com a Prof.ª. Drª. Magnólia Costa – MAM / SP

3 - Trilhando com a Natureza (4/10)
Trilhando no Parque Ibirapuera em busca do olhar artístico, fontes de contemplação e pontos de partida para os trabalhos: (serão livres os meios de apresentação artística dos participantes)

4 - Visita ao MAM. (11/10)
Visita ao Jardim das Esculturas, MAM, Parque Ibirapuera. Assistiremos ao vídeo da Exposição Ecológica (2010). Diálogo sobre o apresentado e propostas. Iremos consolidando os projetos dos participantes para as aulas finais

5 - Processos criativos. (18/10)
Desenvolvendo Processos Criativos: o traço, a escrita, o caderno-de artista, entre outros meios de registro. Revendo nosso trajeto. Veremos processos de artistas na criação de seus trabalhos. O processo de criação como trabalho de arte

6 - Fechamento. (25/10)
- Apresentação e exposição dialogada dos trabalhos.
- Avaliação do Curso pelos participantes. Início das Montagens no Hall.

Facilitação:

  • Cristiana Bernardi Isaac - Mestre em Arquitetura e Urbanismo (USP), pesquisa: “Arte e Paisagem”. Formação em Arquitetura e Urbanismo e Artes Plásticas (FAAP). Professora de desenho, artes, entre outros; atualmente educadora na UMAPAZ-3.
  • Fernanda Zardo - Educadora, artista, produtora audiovisual e bailarina, formada em Artes Plásticas (UFES), onde desenvolveu a pesquisa de iniciação científica “O ensino do desenho na contemporaneidade” e projetos performáticos em vídeo, dança, novas mídias e tecnologia. Atua em museus e centros culturais desde 2011, integrando a equipe do Museu de Arte Moderna de São Paulo desde 2012. Responsável pelos programas de Visitação, Contatos com a Arte e de Estágio do MAM Educativo. Acompanha pedagógica e criativamente o curso “Processos de criação em performance” do programa Igual Diferente, do setor de Acessibilidade do MAM São Paulo. Pós-Graduada em Produção Audiovisual (SENAC-SP), desenvolvendo projetos audiovisuais de caráter socioambiental educativo para a Internet e TV.
  • Gregório Sanches - Educador e Historiador, formado no bacharelado e na licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (USP), com ênfase na área Cultural, Museal e Arqueológica. Participou da publicação coletiva do livro “Miríade 290: O Que Pode a Escrita?”, em 2009, e da publicação do MAM Educativo “Obras Mediadas”, em 2015. Desde 2011. Integro a equipe de Educadores do MAM São Paulo, e atualmente coordeno o programa de cursos Igual Diferente, sendo também professor do curso “Laboratório de Experiências".
  • Magnólia Costa - Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), ensaísta, Tradutora, Crítica de arte, Curadora e Professora de História da Arte. Leciona no Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM - desde 2000, onde também atua como Relações Institucionais.
  • Maricy Montenegro - pintora, escritora, fonoaudióloga (USP), Especialização em arte educação (USP), Especialização em Arte, Ecologia e Sustentabilidade (UNESP), Master Practicioner em Programação Neurolinguistica, educadora na UMAPAZ desde 2005.

Coordenação:

  • Maricy Montenegro
  • Cristiana Bernardi Isaac

Público: público em geral, estudantes, educadores, Arte-educadores, oficineiros, e a todos interessados nos temas arte e natureza e em processos criativos.

  • Não é necessário ter noções de desenho, pintura ou artes prévias

Parceria: UMAPAZ-3 - Divisão de Formação em Educação Ambiental – e Museu de Arte Moderna, MAM – SP, Parque do Ibirapuera/SP

Vagas: 30

Dias: 20 e 27 de setembro; 4, 11, 18 e 25 de outubro de 2018, quintas-feiras
(Total 6 aulas e exposição posterior. Exposição dos trabalhos dos participantes no Hall da UMAPAZ no mês de novembro/2018)
Horário: 14h às 17h30

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!