Círculo de Estudos de Diálogo de David Bohm

topo

Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência
O Diálogo é um método que proporciona a reflexão acerca dos múltiplos aspectos intrínsecos da experiência humana como: valores mais intimamente arraigados; a natureza e a intensidade das emoções; os padrões de nossos processos de pensamento; a função da memória; a importância dos mitos culturais herdados; e, por fim, a maneira segundo a qual nossa neurofisiologia estrutura a experiência do aqui-e-agora. (BOHM, 2005). Dessa forma, trata-se se uma metodologia que propõe uma postura dialógica perante o mundo, e mostra-se como uma alternativa para ampliar a percepção e a compreensão dos problemas socioambientais e a busca de alternativas para a paz.

O Círculo de Estudos visa aprofundar a compreensão teórica das ideias de David Bohm e subsidiar a reflexão sobre a prática do Diálogo. Agregar os conhecimentos da proposta dialógica, fornecendo elementos que estimulam possíveis insights na prática de grupos de diálogo (ou na vivência de grupos).
É uma atividade que vem a responder à necessidade apontada por participantes do Grupo Experimental.

Facilitação: 

  • Márcia Amélia  Moura- psicóloga, educadora ambiental, designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education e especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP/UMAPAZ, Coordenadora e Facilitadora do Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência na UMAPAZ.

Coordenação:

  • Marcia Amélia Moura
  • Mirian M. Okada

Público: pessoas interessadas em compreender mais profundamente as bases teóricas do Diálogo e integrar esses conhecimentos à sua vivência do Grupo Experimental de Diálogo e àqueles que gostariam de aplicar a metodologia nos seus grupos.

 Pré-requisito: Ter participado de Oficina de Introdução ao Diálogo, Curso de Introdução ao Diálogo ou Workshop de Diálogo na visão de David Bohm.

Inscrições: Serão enviados convites e formulários de inscrição por email a todos que já possuem o pré-requisito

 Vagas: 20

Dias: quartas - feiras
21 e 28 de agosto
11 e 25 de setembro
02, 16 e 30 de outubro
06, 13 e 27 de novembro


Horário: 14h às 16h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!