Círculo de Estudos de Diálogo de David Bohm

topo

Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência
O Diálogo é um método que proporciona a reflexão acerca dos múltiplos aspectos intrínsecos da experiência humana como: valores mais intimamente arraigados; a natureza e a intensidade das emoções; os padrões de nossos processos de pensamento; a função da memória; a importância dos mitos culturais herdados; e, por fim, a maneira segundo a qual nossa neurofisiologia estrutura a experiência do aqui-e-agora (BOHM, 2005). Dessa forma, trata-se se uma metodologia que propõe uma postura dialógica perante o mundo, e mostra-se como uma alternativa para ampliar a percepção e a compreensão dos problemas socioambientais e a busca de alternativas para a paz.

Diálogo é uma forma de fazer circular sentidos e significados. Num grupo que dialoga, as palavras circulam entre as pessoas, passam através delas sem que sejam necessárias concordâncias, discordâncias, análises ou juízo de valor.

O Círculo de Estudos visa aprofundar a compreensão teórica das ideias de David Bohm e subsidiar a reflexão sobre a prática do Diálogo. Agregar os conhecimentos da proposta dialógica, fornecendo elementos que estimulam possíveis insights na prática de grupos de diálogo (ou na vivência de grupos).
É uma atividade que vem a responder à necessidade apontada por participantes do Grupo Experimental.

Facilitação: 

  • Márcia Amélia  Moura- psicóloga, educadora ambiental, designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education e especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP/UMAPAZ, Coordenadora e Facilitadora do Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência na UMAPAZ.

Coordenação:

  • Marcia Amélia Moura
  • Mirian M. Okada

Público: pessoas interessadas em compreender mais profundamente as bases teóricas do Diálogo e integrar esses conhecimentos à sua vivência do Grupo Experimental de Diálogo e àqueles que gostariam de aplicar a metodologia nos seus grupos.

 Pré-requisito: ter participado da Oficina de Introdução ao Diálogo, Curso ou Workshop de Diálogo, ou das duas aulas de Diálogo do Curso Introdução às Metodologias Integrativas em Educação Ambiental (turma de 2019).

Inscrições: Serão enviados convites e formulários de inscrição por email a todos que já possuem o pré-requisito

 Vagas: 20

Cronograma de 2020 – de 13 de maio a 04 de novembro
Quartas-feiras:
13 e 20 de maio
03 e 17 de junho
15 e 29 de julho
12 e 26 de agosto
09 e 23 de setembro
07 e 21 de outubro
04 de novembro

Certificados: Receberão certificado os participantes que tiverem frequência mínima de 75% nos encontros.
Horário: 14h às 16h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!