Grupo Experimental de Diálogo

topo

Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência
O Diálogo é um método que proporciona a reflexão acerca dos múltiplos aspectos intrínsecos da experiência humana como: valores mais intimamente arraigados; a natureza e a intensidade das emoções; os padrões de nossos processos de pensamento; a função da memória; a importância dos mitos culturais herdados; e, por fim, a maneira segundo a qual nossa neurofisiologia estrutura a experiência do aqui-e-agora. (BOHM, 2005). Dessa forma, trata-se se uma metodologia que propõe uma postura dialógica perante o mundo, e mostra-se como uma alternativa para ampliar a percepção e a compreensão dos problemas socioambientais e a busca de alternativas para a paz.

Diálogo é uma forma de fazer circular sentidos e significados. Num grupo que dialoga, as palavras circulam entre as pessoas, passam através delas sem que sejam necessárias concordâncias, discordâncias, análises ou juízo de valor.

O Grupo Experimental de Diálogo refere-se à vivência do Diálogo enquanto uma prática continuada que busca contribuir para o desenvolvimento da qualidade da escuta, por meio da auto-observação, identificação e suspensão dos pressupostos, e do compartilhamento de ideias e significados, que são elementos que colocam em prática o princípio básico do pensamento sistêmico.

Objetivo: Vivenciar e exercitar o diálogo, na visão de David Bohm, através da reflexão conjunta e da prática continuada.


Facilitação 

  • Márcia Amélia Moura - psicóloga, educadora ambiental, designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education e especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP/UMAPAZ, Coordenadora e Facilitadora do Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência na UMAPAZ.

Coordenação:

Márcia Amélia Moura

Mirian M. Okada

Público: Pessoas interessadas em exercitar o diálogo, compartilhar significados, desenvolver a auto-observação e a capacidade de escuta. O Grupo destina-se ao público em geral, com qualquer nível de escolaridade e que preencham o pré-requisito
Pré-requisito: ter cursado Oficina ou Curso de Introdução ao Diálogo, Curso ou Workshop de Diálogo, ou participado das duas aulas de Diálogo do Curso Introdução às Metodologias Integrativas em Educação Ambiental (turma de 2019).
Inscrições: Serão enviados convites e formulários de inscrição por e-mail a todos que já possuem o pré-requisito, até fevereiro de 2020. Poderão inscrever-se apenas aqueles que têm o pré-requisito.

 Vagas: 30
Certificados: Receberão certificado os participantes que tiverem frequência mínima de 75% nos encontros

 

 

1º Semetre de 2020:

Inscrições: serão enviados convites e formulários de inscrição p or e-mail a todos que já possuem o pré-requisito, até fevereiro de 2020. Poderão inscrever-se apenas aqueles que têm o pré-requisito.

Dias: Quintas-feiras
05, 12, 19 e 26 de março
02, 16, 23 e 30 de abril
07, 14, 21 e 28 de maio
04 e 18 de junho
Horário: 14h30 às 16h30

Carga horária total: 28 horas

 

 

2º Semetre de 2020:

Inscrições: serão enviados convites e formulários de inscrição por e-mail a todos que já possuem o pré-requisito, até junho/julho de 2020. Poderão inscrever-se apenas aqueles que têm o pré-requisito.

Dias: Quintas-feiras
13, 20 e 27 de agosto
03, 10, 17 e 24 de setembro
01, 08, 15, 22 e 29 de outubro
05 e 12 de novembro
Horário: 14h30 às 16h30

Carga horária total: 28 horas

 

 

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!