Grupo Experimental de Diálogo - Modo Virtual -

Oficina/Workshop/Oficina Técnica

Grupo Experimental de Diálogo

Data: 22/03/2024 a 21/06/2024. Sexta-feira.
Horário: 15:00 às 17:00.

 

Descrição

O diálogo segundo David Bohm, físico quântico norte-americano, pode ser apresentado como uma metodologia que propõe uma postura dialógica perante o mundo, e mostra-se como uma alternativa para ampliar a percepção e a compreensão dos problemas socioambientais e a busca de alternativas para a paz. Diálogo é uma forma de fazer circular sentidos e significados. Num grupo que dialoga, as palavras circulam entre as pessoas, passam através delas sem que sejam necessárias concordâncias, discordâncias, análises ou juízo de valor
O Grupo Experimental de Diálogo refere-se à vivência do Diálogo enquanto uma prática continuada que busca contribuir para o desenvolvimento da qualidade da escuta, por meio da auto-observação, identificação e suspensão dos pressupostos e do compartilhamento de ideias e significados, que são elementos que colocam em prática o princípio básico do pensamento sistêmico.

Objetivo

Vivenciar e exercitar o diálogo, na visão de David Bohm, através da reflexão conjunta e da prática continuada.

Metodologia

Serão utilizadas dinâmicas e vivências grupais, que possibilitem a integração corpo-mente, a atenção ao momento presente, a reflexão e a auto-observação na prática dialógica.

Conteúdo programático

• Compartilhamento de significados;
• Diálogo e ouvir: o sentido da escuta;
• Observação cooperativa da experiência;
• Exame e suspensão de pressupostos;
• Atenção e observação do pensamento.

Coordenação

Mirian Mayumi Okada.

Facilitação

Márcia Amélia Moura.

Psicóloga pelo Instituto de Psicologia da USP/São Paulo/SP, Educadora ambiental, Designer em sustentabilidade pelo Programa Gaia Education e Especialização em Ecologia, Arte e Sustentabilidade pela UNESP/UMAPAZ. Facilitadora do Projeto: A Prática do Diálogo para o Fortalecimento das Redes de Convivência na UMAPAZ..

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas interessadas em exercitar o diálogo, compartilhar significados, desenvolver a auto-observação e a capacidade de escuta. O Grupo destina-se ao público em geral, com qualquer nível de escolaridade e que preencham o pré-requisito. Pré-requisito: ter cursado Oficina ou Curso de Introdução ao Diálogo, Curso ou Workshop de Diálogo ou participado das duas aulas de Diálogo do Curso Introdução às Metodologias Integrativas em Educação Ambiental (turma de 2019).

Vagas: 30.

Data: 22/03/2024 a 21/06/2024. Sexta-feira.

Todos os dias:

Março: 22/03

Abril: 05, 19/04

Maio: 10, 24/05

Junho: 07, 21/06

Horário: 15:00 às 17:00.

Certificado: Receberão certificado os participantes que tiverem frequência mínima de 75% nos encontros.

Plataforma: Microsoft Teams.

As pessoas que possuem o pré-requisito irão receber um e-mail da secretaria da UMAPAZ, para poderem se inscrever.

Para que o diálogo possa acontecer, pelo modo virtual, é fundamental a existência de algumas condições como a visualização da imagem do rosto, dos gestos e expressões; a escuta da voz via microfone, as entonações, uma vez que com a intermediação de um computador ou celular, as conexões necessárias para que ocorra um compartilhamento significativo ficam mais complexas. Para todos os encontros será necessário entrar e permanecer até o final, com a câmera aberta e microfone ativo (quando for necessário). Para tanto, cada participante deverá ter as condições necessárias que atendam a essa necessidade.

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •