Curso: A Importância do Reaproveitamento de Resíduos Têxteis em São Paulo (SEMANA DO MEIO AMBIENTE)

As indústrias de confecção descartam uma enorme quantidade de sobras de tecidos e outros insumos resultantes de suas produções em grande escala e esse descarte acaba por sobrecarregar os aterros sanitários que já estão com suas capacidades comprometidas pelo excesso de resíduos sólidos a eles enviados.
Os retalhos, quando limpos e selecionados são passíveis de reciclagem e reaproveitamento. No entanto eles ainda são descartados no lixo comum.
É estimado que 170 mil toneladas de resíduos têxteis sejam geradas, por ano, no Brasil. Destes, pelo menos 40% são reprocessados por empresas recicladoras e os outros 60% descartados em aterros sanitários.
E como mudamos esta realidade?
Vamos discutir esta e outras questões durante nosso encontro. Atualmente existe uma vasta gama de produtos que podem ser fabricados a partir de retalhos.
Usando-se a iniciativa, a criatividade e a cooperação, poderemos não só confeccionar novos objetos com os resíduos, mas também sermos agentes transformadores da sociedade em que vivemos.
É só deixar a imaginação e a criatividade fluírem...

 

Conteúdo Programático:

  • Módulo 1 - Apresentar e analisar o atual processo industrial têxtil em São Paulo, SP com a intenção de minimizar os resultados poluentes que causam enorme impacto ambiental sobrecarregando diariamente nossa cidade.
  • Módulo 2 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – é uma agenda para equilibrar a prosperidade humana com a proteção do planeta. O foco aqui é o estudo do ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis. Alcançar gestão sustentável e uso eficiente dos recursos naturais, reduzindo significativamente a liberação de resíduos para o ar, água e solo, minimizando seus impactos negativos sobre a saúde humana e do meio ambiente.
    O ODS 12 aborda a produção e o consumo sustentáveis, com foco em ações globais e locais, como alcançar o uso eficiente de recursos naturais. Neste objetivo, também estão incluídos o cuidado com resíduos sólidos e a diminuição da emissão de poluentes. São levantadas possibilidades de práticas para empresas e também para a gestão do Estado, por meio da realização de compras públicas sustentáveis. 
  • Módulo 3 - Oferecer opções e sugestões de reaproveitamento de retalhos de tecidos provenientes da indústria têxtil em São Paulo, SP, através de uma oficina de bonecas ABAYOMI e outras expressões artísticas.

Facilitação:

  • Luiza Lorenzetti - Formada em Têxtil e Moda pela USP, com especialização em novas tecnologias de processos industriais em andamento nessa mesma Universidade, atua na área de Sustentabilidade e Inovação da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo (SINDITÊXTIL-SP), com projetos que visam a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor.
  • Giovana Barbosa de Souza - Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália. Especialista em Educação Infantil, Relações Públicas de graduação, Coordena projetos voltados à infância, arte e natureza. Coordenadora de projetos e docente na UMAPAZ – Universidade Aberta de Cultura de Paz e Meio Ambiente, consultora de projetos voltados à Infância, Sustentabilidade e Direitos Humanos.
  • Eliane Terezinha dos Santos Bosio - Arte terapeuta, Artista Plástica (UFRGS), Professora de Artes Industriais (PUCRGS), Oficinas Pedagógicas na Educação Especial. Coordenadora e Facilitadora de Projetos de Educação Ambiental e Cultura de Paz na UMAPAZ/SVMA.

     

Coordenação:

  • Eliane Terezinha dos Santos Bosio

Público: Público interessado
Vagas: 60

Dias: 5, 12 e 19 de junho de 2018, terças-feiras
Horário: 9h às 12h

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!