Ciclo de Palestras: Rio Tietê - Água, Biodiversidade, Poluentes e Perspectivas

Curso Validado sob nº da proposta 408/2017

 

O Tietê percorre um trajeto de cerca mais de 1.000 km, atravessa a Região Metropolitana de São Paulo bem como o interior e desagua no rio Paraná. Durante este longo trajeto, podem ser observadas diferentes paisagens que envolvem a biodiversidade, a qualidade da água e a questão dos poluentes.
Neste curso será possível compreender sua História, sua Geografia e os processos pelos quais passou este rio, além dos mecanismos possíveis para reverter sua situação, a de um local de despejo de resíduos e como isto afeta toda a biodiversidade ao longo de seu percurso.
Desta forma, será possível desenvolver projetos de Educação Ambiental, com o principal objetivo de minimizar os efeitos nocivos causados pelo ser humano a este rio, que antigamente era um local de lazer.

 

Facilitação:

  • Prof. Adriano Jose de Sousa - Mestrando em História Social - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Bacharel em História pela FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo).
  • Prof. Danilo Pereira Sato - Bacharel em Gestão Ambiental (USP), e mestrando em Geografia Humana (USP).
  • Profa. Mestre Lucila Manzatti - Graduação em Ecologia (UNESP) e mestrado em Ciências Florestais (USP). Atualmente trabalha na Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo.
  • Prof. Dr. Murilo Damato - Graduação em Ciências Biológicas (USP). Mestrado em Ecologia (USP). Doutorado em Engenharia Hidráulica e Sanitária (USP). Docente da Escola Politécnica (USP), professor do MBA em Gestão Ambiental (UNESP) e professor da PUC de São Paulo.
  • Prof. Dr. Pedro Mancuso - Engenharia Industrial Modalidade Química pela Faculdade de Engenharia Industrial da Universidade Católica. Especialização em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
  • Prof. Dr. Wanderley da Silva Paganini - Engenheiro Civil (UNESP), Engenheiro Sanitarista, Mestre e Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Livre-Docente em Saneamento Básico e Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Trabalha na Sabesp como Superintendente de Gestão Ambiental da Companhia. Professor Associado do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP. Autor de livros e artigos técnicos relacionados aos temas Saúde, Saneamento e Meio Ambiente.

Coordenação:

  • Ruth Weg
  • Mirna B. Salazar Camacho

Público: Público interessado
Vagas: 40 para o público em geral e 40 para funcionários da Prefeitura de São Paulo.
Certificado: para os participantes que tiverem 100% de presença no curso

Data: 4, 11, 18 e 25 de abril de 2018, quartas-feiras
Horário: 9h às 12h (total 12 horas)

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)


Para inscrição de servidores da PMSP, vide relação de cargos que a validação favorece clicando aqui.

Inscrições encerradas

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!