PREFEITURA DE SÃO PAULO

Biodiversidade: Flores e polinizadores do Campo Experimental

12/01/2023 16h03
" "
 

topo

Biodiversidade: Flores e polinizadores do Campo Experimental 
 

Dias: 7-fev-23 ; quinta-feira
Horário: 14h às 15h

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

 

Descrição

O Campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem (EMJ) possui uma variada coleção de plantas, que são utilizadas nos cursos oferecidos pela EMJ. Este ambiente biodiverso atrai, abriga e alimenta variadas espécies de animais pertencentes à fauna silvestre do Parque Ibirapuera. Nesta visita monitorada apresentaremos os diferentes espaços do Campo Experimental e faremos uma observação direcionada às características das flores, aos polinizadores e a outros visitantes florais. 

 

Conteúdo Programático

Morfologia floral – polinização – morfologia dos frutos – dispersão de frutos e sementes – técnicas de jardinagem: preparo de solo, semeadura, multiplicação vegetativa de plantas, confecção de vasos e canteiros - tecnologia de sementes: coleta, beneficiamento, quebra de dormência - observação e identificação de espécies animais e vegetais - comportamento de polinizadores e dispersores de sementes - elaboração de um plano de implantação de jardim.

Referência Bibliográfica

Lacerda, L.Jardim de polinizadores. Editora Blucher, 2022

Facilitação

Linda Lacerda da Silva

Bióloga pela UERJ com Mestrado em Ciências Agrárias (UFV) e Doutorado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Possui experiência de mais de 30 anos em Botânica e Jardinagem e de 12 anos com manejo de animais silvestres com ênfase na conservação do bugio-ruivo (Alouatta clamitans) em cativeiro e vida livre. Professora da Escola Municipal de Jardinagem desde 2015.

Thiago Beloni

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” / Universidade de São Paulo. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo. Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.


 

Coordenação

Linda Lacerda da Silva

Thiago Beloni

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Todos os interessados

Vagas: 30

Dias: 07/02/2023, terça-feira, da 14h00 às 15h00

Horário : 14h às 15h

Local:  CAMPO EXPERIMENTAL

Endereço Portão 3 e 4 ou Portão 5 do Parque Ibirapuera, ao lado do Córrego Sapateiro.

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Mapa para CAMPO EXPERIMENTAL

 

Confira nossas redes socias

  •