Sarau Alicedélico... 2022!

topo

Sarau Alicedélico... 2022!
 

Dia: 15/10, sábado
Horário: 10h às 18h 

Descrição

Mas o que é um SARAU?

“Sarau é uma reunião, normalmente noturna, que tem como objetivo compartilhar experiências culturais e promover o convívio social. Alguns estudiosos acreditam que se trata de um galicismo moderno derivado do francês soirée (reunião noturna), mas não é esse o caso. Embora ambas as palavras tenham raiz no latim serotinus (tardio, pela tarde), a origem reside no galego serao (anoitecer) e no catalão sarau, baile noturno popular de que já havia registo em 1537 (Revista Superinteressante)” 

Fazer e contemplar a arte é uma forma divina de estar no mundo, o amor pela vida, enquanto narrativa que contém em si mesma a beleza, o elemento que “dá sentido às coisas, que deixa grande, dilata e assombra com o seu poder de encantamento” (Pe. Fábio de Melo) – (fonte: https://medium.com/@jornaldoprofessor.adufg/sarau-heran%C3%A7a-do-brasil-colonial-que-hoje-democratiza-a-cultura-3da40f3f66a5

E neste mês a inspiração virá de um clássico: “As Aventuras de Alice no País das Maravilhas” (1865), de Lewis Carroll.

“Alice ainda é e sempre será a melhor lição de ética, de irreverência e de inconformismo, tanto para crianças quanto para adultos” 
___ SEVCENKO, Nicolau (1952 – 2014, historiador, professor universitário, colunista, escritor, tradutor brasileiro)

Um delicioso encontro onde compartilharemos experiências, promovendo a integração e inclusão social e cultural, além de uma imersão nas aventuras de Alice...
E a proposta de uma mesa para o Brunch Comunitário - quando todos poderão contribuir com bebidas não alcoólicas, frutas, doces, salgados... e confraternizar, compartilhando saberes & sabores – será muito bem-vinda! 

E não se esqueça de trazer uma canga ou esteira, para poder degustar tudo isso ao ar livre, no nosso gramado... 

Conteúdo Programático

10h
ABERTURA

Helena Quintana Minchin
&
CONVERSA COM... Arthur Blade
Alice: quando sonhamos o sonho de outro!

11h
CONVERSA COM...
Antonio Peticov
Alice no País de Peticov

12h
BRUNCH ALICEDÉLICO
Saberes & Sabores compartilhados
Bebidas não alcoólicas, frutas, doces, salgados serão muito bem-vindos para compor a nossa mesa de delícias a serem compartilhadas entre todos os presentes!

FOTROCA: Trocando fotos e conhecimentos, com Ricardo Biserra.
Uma iniciativa que promove o encontro entre amadores e profissionais da Fotografia. Para participar basta levar uma foto de sua autoria, impressa no tamanho 20x30 cm.

13h
CONVERSA COM... Gustavo Sbrana Sciotti
Minha mente, minha maior aliada.

14h
OFICINA

Alice no País dos Minijardins... 

Encontro Alicedélico 3
Helena Quintana & Juscelino Shiraki
(saiba mais clicando aqui)

16h
CONVERSA COM... Helena Quintana Minchin & Mário do Nascimento Jr.
Passeando pelos jardins de Alice...

17h
VERDES TONS...
Liliana Bollos Trio
&
ENCERRAMENTO
Mostra UMAPAZ - 100 Anos da Semana de 22 Pelas Lentes da Fotografia de Rua
Maneco Magnesio Guimarães e Helena Quintana Minchin

Convidados

Antonio Peticov
Nascido em 1946 em Assis, São Paulo – Brasil. É pintor, escultor, designer e gravador brasileiro. Sua abordagem é baseada em pesquisas pessoais sistemáticas na história da arte.

“Como em um prisma mágico, tudo aquilo que passa pelo pincel deste artista brasileiro decompõe-se nas milhares de cores do espectro solar. O seu é um mundo matemático e mítico, onde o entusiasmo pela mecânica celeste explode cavalgando arco-íris que delimita seções áureas, anéis de Moebius, paradoxos “Escherianos” e espirais logarítmicas, que transpiram a mesma magia dos adornos plumários do índios da Amazônia” (Matteo Guranaccia)

Em 2015, comemorando os 150 anos de lançamento do clássico “Alice no País das Maravilhas”, idealizou a mostra “Alice no País de Peticov”, apresentando cerca de 30 obras inéditas em óleo sobre tela, desenhos e objetos variados, como uma mesa inspirada no coelho de colete.

Arthur Blade
Artista Plástico, Psicanalista, Fotógrafo, Professor de História da Arte, Escritor e Produtor de Vídeo. Formado pela USP em Artes, desenvolve intenso trabalho nas áreas de Desenho e Pintura, Fotografia e Vídeo. Dirige a Produtora de Foto e Vídeo Arthur Blade.
Os caminhos que a obra de Lewis Carrol faz no imaginário de seus leitores - desde os arquétipos junguianos presentes, até suas releituras e novas possibilidades – será o tema de sua palestra, especialmente preparada para este Sarau Alicedélico.

Gustavo Sbrana Sciotti
Educador Físico, Escritor e ex-aluno da UNISANTA. No início de 2019 passou por uma experiência transformadora: durante 10 dias carregou 27 kg em uma jornada na Praia do Cassino, considerada a maior do mundo pelo Guinness Book.
Para este Sarau ele preparou um bate-papo interativo, abordando os caminhos e métodos que passou a seguir para obter o controle sobre sua própria mente e torná-la a maior fonte de incentivo e energia. Através de relatos particulares e conteúdos tanto teóricos quanto práticos Gustavo mostrará como é possível reeducar nossa maneira de pensar e ver o mundo. E o quão benéfico esse movimento pode ser.

Helena Quintana Minchin
Arquiteta Urbanista, formada pela FAU Santos. Fotógrafa amadora, possui trabalhos publicados em sites, livros e revistas e participação em exposições coletivas. Iniciou sua trajetória profissional na PMSP em 2007, tendo sido Supervisora (SMPED), Coordenadora de Projetos (Parque Ibirapuera) e Chefe de Aprovação (Prefeitura Regional Parelheiros). Desde 2015, compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ, ministrando aulas no curso Recursos Paisagísticos. Criou e coordena diversos projetos como: 46 Tons de Verde, O Jardim Sensorial... e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores & aromas; Na Quinta..., Conversa Com..., UMAPAZ Visita..., Atelier Aberto..., Degustando Histórias... Saberes & Sabores (Cambuci, Café, Marmelo, Pão etc), Semanas Temáticas (Fotografia, Japão, Consciência Negra, Urbe etc), Oficinas de Mini-Jardins Temáticos etc. Atualmente é responsável pela Mostra UMAPAZ e pelos Saraus realizados mensalmente.

Juscelino Nobuo Shiraki 
Engenheiro Agrônomo graduado pela UNESP Botucatu. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo e atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ – Departamento de Educação Ambiental da SVMA.

Liliana Bollos Trio
Liliana Bollos, Vanessa Ferreira & Fernando Amaro
Há 100 anos, a Semana de Arte Moderna de 1922 trouxe o Brasil para a modernidade cultural. Pensando nesse diálogo entre audiovisual e artes que permeia a exposição “Semana de 22 pelas lentes da fotografia de rua”, o trio montou um repertório que traz releituras de composições de Villa-Lobos, Bill Evans, Camargo Guarnieri, Johnny Alf e Jobim.

Maneco Magnesio Guimarães
Nascido em Manaus (AM). Formado em Desenho/Plástica pela UFBA, Salvador (BA). Reside em São Paulo (SP) desde 2003. Cursou Fotografia Autoral com Marcello Vitorino no MAM-SP (2015). Fotógrafo, cartunista, ilustrador, designer gráfico e artista visual. Fotografa desde 2013. Acredita que a Fotografia de Rua é uma das melhores formas de se envolver com o entorno dos espaços onde vivemos. (fonte: Maneco Magnesio Guimarães)
 

Mário do Nascimento Jr.
Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo. É integrante do corpo técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ. Declara-se um apaixonado por Literatura e Fotografia – e as imagens capturadas visam estimular reflexões sobre o tempo e a percepção do mundo pelos nossos sentidos.

Ricardo Biserra
Fotógrafo e professor. Do Coletivo Olhar Plural, criador de Fotroca, Mirar Fest, Feira de Artes Direto do Produtor, Foto Sarau e Casulo. 
https://fatocomfoto.wordpress.com/2021/12/28/grupos-de-estudos-em-fotografia/ 
(fonte: https://www.instagram.com/ricbiserra/)

“Um dos principais objetivos do FOTROCA é difundir conceitos e conhecimentos que permitam o aprimoramento da cultura visual e do olhar fotográfico. Com olhar apurado e crítico, os participantes se tornam ávidos consumidores da cultura fotográfica e produzem mais e melhor”, explica.

www.facebook.com/fotroca 

Coordenação

Helena Quintana Minchin 
Arquiteta Urbanista (UMAPAZ-1)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Público em geral.

Dia: 15 de outubro de 2022, sábado

Horário: das 10h às 18h

Local: UMAPAZ, Av. Quarto Centenário, 1268 - Jardim Luzitania
São Paulo - SP, 04030-000.   

Não é necessário fazer inscrição.

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •