MINI-CURSO: JARDIM DE CHUVA - Construindo uma cidade mais resiliente

topo

Fotos: Adão Luiz Castanheiro Martins.

 

MINI-CURSO: JARDIM DE CHUVA - Construindo uma cidade mais resiliente
 

Dias: 4, 11, 18/10 e 1/11, às terças-feiras.
Horário: 9h30 às 12h.

Vagas esgotadas. Inscrições encerradas.

 

Descrição

O jardim de chuva é uma área rebaixada que recebe, retêm e infiltra a água de chuva, reduzindo o risco de alagamentos e contribuindo para a recarga do lençol freático. As plantas utilizadas tratam a poluição difusa, atraem a fauna e melhoram o microclima.

O jardim de chuva é uma das tecnologias dentre as Soluções Baseadas na Natureza – SbN e dos Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentável - SUDS, é já figura como política pública na cidade de São Paulo. 

Objetivos específicos

Serão apresentados o arcabouço conceitual, as diferentes tipologias de jardim de chuva para áreas urbanas e as plantas indicadas; as políticas, ações e práticas implantadas na cidade de São Paulo envolvendo diferentes atores – poder público, coletivos, ativistas.

Conteúdo Programático

Dia  4 /10 – (terça-feira) – Aula 1 – 9h30 às 12h
Conceito, tipologias e elementos básicos para projeto e execução de um jardim de chuva residencial; visita ao jardim de chuva da UMAPAZ
Facilitador: Arq. Brigitte Baum
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, com Especialização em Planejamento Turístico pelo SENAC/CEATEL. Atuou por 10 anos em DEPAVE 1 - Divisão de Projetos e Obras. Desde 2015, é professora na Escola Municipal de Jardinagem. Praticante de permacultura e agrofloresta, implantou o Jardim de Chuva na UMAPAZ.
 

Dia 11 /10 – (terça-feira) – Aula 2 – 9h30 às 12h
Diversidade da flora nativa para uso em jardins de chuva
Facilitador: Ricardo José Francischetti Garcia
Biólogo, atua na Prefeitura de São Paulo desde 1986 na área ambiental. Doutor em Botânica pela USP, curador do Herbário Municipal – PMSP

Dia  18/10 – (terça-feira) – Aula 2 – 9h30 às 12h
A Infraestrutura Verde como uma gentileza urbana na paisagem da cidade
Facilitador: André Graziano
Arquiteto e Urbanista, formado pela FAU-USP, com mestrado em Paisagem e Ambiente também pela FAU-USP e doutorado (A Paisagem Educativa) pela Faculdade de Educação da UNICAMP junto ao projeto "Patrimônio Cultural Rural Paulista" (IFCH-UNICAMP). Foi Conselheiro titular do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA/SMA (2013/2016), foi Conselheiro Titular do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SP (2015-2017), é Conselheiro da Associação Paulista Viva, Vice-Presidente e Diretor Financeiro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP (2018-2022). É Diretor de Sustentabilidade da Pedra Verde Saneamento Ambiental e Diretor de Inovação da Urbancare – Criatividade Urbana. Com atuação Paisagística em esfera pública, pela Prefeitura de Campinas (2003-2004) e pela Prefeitura de São Paulo (2005-2010), tendo sido Assessor Especial da Subprefeitura Sé e um dos responsáveis pelo Programa Gentileza Urbana (2019-2021) que contempla inúmeras ações de Infraestrutura Verde na região central da capital. Ocupou a função de Gerente de Desenho Urbano da SPUrbanismo com foco em ações de requalificação espacial e urbana, infraestrutura verde e paisagismo até maio de 2022 e mantém-se ativo como sócio fundador da Licuri Paisagismo, empresa especializada em projetos de paisagismo e assessoria especializada em ações ambientais, paisagísticas e educativas desde sua criação em 2003.

Dia 1 /11 – (terça-feira) – Aula 2 – 9h30 às 12h
O papel dos coletivos/ativistas na implantação de Jardins de Chuva na cidade de São Paulo
Facilitadores: Nik Sabey 
Ambientalista, paisagista, ativista e plantador de árvores, Nik Sabey é acostumado a plantar desde criança. Fez deste hábito um projeto: o Novas Árvores por Aí que promove o plantio de árvores nativas e tem reunido centenas de pessoas com este mesmo objetivo.
Acredita que o verde urbano vai muito além da estética e ao agregar funcionalidade aos jardins evidencia sua importância. Trabalha recursos como jardins de chuva, benefícios das plantas nativas, jardins comestíveis, plantios alternativos e outros para mostrar o potencial e a urgência em valorizar e ampliar nosso patrimônio verde.

Fernando Babler Sassioto
Pai, arquiteto, urbanista da quebrada e permacultor. Plantador de jardins de chuva, especialista em projetos de baixo impacto ambiental com aproveitamento de recursos e materiais naturais e existentes pela OS3 Arquitetura e Urbanismo.

Coordenação

Arq. Brigitte Baum

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas interessadas.

Vagas: 60.

Dias: 2º semestre de 2022 (4/10, 11/10, 18/10 e 1/11) às terças-feiras (exceto 25/10)

Horário: das 9h30 às 12h

Carga horária: 10 horas – curso presencial

Local: Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) - Auditório 1.

Endereço: Av. IV Centenário 1268 – Portão 7A do Parque Ibirapuera (entrada de pedestres)

Inscrições on-line

Dia 20/9 às 10hVagas esgotadas. Inscrições encerradas.

* No horário indicado para as inscrições, atualize a página para visualizar o link do formulário.

Como chegar à UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •