Celebrando o Japão... 2022! Um olhar inspirador sobre exemplos, hábitos e ideias que buscam o equilíbrio sustentável.

topo

Celebrando o Japão... 2022!
Um olhar inspirador sobre exemplos, hábitos e ideias que buscam o equilíbrio sustentável.
 

Dias: 15 de junho de 2022, quarta-feira.
Horário: 10h às 17h

 

ACESSE O YOUTUBE DA UMAPAZ 

Descrição

Em 18 de Junho de 1908 o navio Kasato Maru aportou em Santos – trazendo mais de 700 lavradores para as fazendas do interior paulista e iniciando o processo da imigração japonesa para o Brasil.
Atualmente estima-se que haja mais de um milhão de nipo-brasileiros!
Uma programação muito especial vai reunir e explorar várias nuances desta mistura maravilhosa de culturas através de encontros on-line transmitidos pelas redes sociais UMAPAZ!

Programação

10h
CONVERSA COM... Vera Onishi: Fototrilhas

11h
CONVERSA COM... Sarkis Sergio Kaloustian: Jardim Japonês - Tradição, Modernidade e Rupturas Contemporâneas

 
14h
CONVERSA COM... Sergio Shigeeda: Plantando pessoas com consciência regenerativa.

15h
CONVERSA COM... Welton Santos: Elementos, espírito da natureza e o significado da vida

16h
CONVERSA COM... Cláudio Hagime Kurita: O Pavilhão Japonês do Parque Ibirapuera

Convidados(as)

CLÁUDIO HAGIME KURITA
Yonsei, 42 anos. Atualmente Diretor de Operações, Eventos e Institucional da Japan House São Paulo, formado em Publicidade e Propaganda, atuou por mais de 9 anos na SPTURIS, órgão oficial de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo. Serviu como gestor de projetos na Aliança Mundial SAVE THE CHILDREN, no México e atuou como Gerente de Contas da Presidência no Blue Tree Hotels. Foi bolsista no Programa de Liderança Juvenil do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em Washington, EUA, participou do Programa de Jovens Líderes pelo Ministério de Negócio Exteriores em Tokyo, Japão e cursou Desenvolvimento Nacional na Universidade de Defesa Nacional República China em Taipei, Taiwan. Atualmente, como voluntário, é Diretor do Bunkyo Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Presidente da Comissão de Administração do Pavilhão Japonês no Ibirapuera, Vice-presidente da Associação Panamericana Nikkei do Brasil e diretor da Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei.

SARKIS SERGIO KALOUSTIAN
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie (1979). Mestre pela Universidade de Kyoto, Japão (1990) com estudos de vídeo arte na leitura urbana. Fez pesquisas sobre Jardins Japonêses e Arquitetura Contemporânea Japonêsa, com bolsa do Ministério da Cultura do Japão (Monbusho), e do Rotary Clube de Kameoka, de 1986 a 1990. É autor do livro Jardim Japonês - A Magia dos Jardins de Kyoto, Editora K, 2010 Leciona durante trinta anos em Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Curso de Design de Interiores, Design do Produto, Comunicação Visual, e Publicidade e Propaganda, nas disciplinas de Paisagismo, Projeto, Urbanismo, Plástica,, Desenho para Arquitetura, , Desenho para Design de Interiores, Criação Visual e Fotografia Artista plástico, performático, premiado em salões de arte, lançou CD com trilhas sonoras para dança e teatro(2008) – (fonte: Lattes, Abril/2022)

SERGIO SHIGEEDA
Regenerador socioambiental.
https://www.sergioshigeeda.com.br/

VERA ONISHI
Médica aposentada, apaixonada pela natureza e pela fotografia.
Há mais de 6 anos organiza caminhadas fotográficas visando contato, aprendizado e maravilhamento com a Natureza.

WELTON SANTOS
Arquiteto e Urbanista formado pela UNISANTOS/86, com Especialização em Paisagem Urbana e Rural USP/ São Paulo. Viveu em vários países: EUA, Portugal, Espanha e França e por 5 anos na cidade de Vigo/Espanha. Lecionou no ETAP (Escola Tecnológica de Arquitetura Portugal), Biologia da Construção GEA/Espanha, Certificação em Sustentabilidade Leed/HQA e Etiqueta Procel Edifica AEA/São Paulo, Perito Judiciário em Arquitetura AEA/São Paulo/SP, Radiestesia/Feng Shui São Paulo, Consultor certificado Vaastu Shastra pela Nova Délhi/ Índia, Agente Socioambiental Urbano UMAPAZ/São Paulo, Consultor Geobiologia São Paulo, Desempenho e Patologia em Edifícios USP/São Paulo, Geofísica Univesp/São Paulo e SbN’s (soluções baseadas na natureza) Cities, Nature and Innovation, Lund University/Suíça 20 e21. Hoje realiza Projetos/estudos do ecossistema e Lithopuntura (acupuntura na terra com rocha natural).


 

Coordenação

HELENA QUINTANA MINCHIN

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados

Vagas: 40 

Dias: 15/06/2022.

Horário: 10h às 17h.

Local: Transmissão pelo YouTube UMAPAZ (colocar o link)

 

ACESSE O YOUTUBE DA UMAPAZ

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •