Expedição Ambiental nos Jardins do Centro Cultural São Paulo

topo

Expedição Ambiental nos Jardins do Centro Cultural São Paulo
 

Dia: 19/5, quinta-feira
Horário: 14h às 16h

 

Descrição

Através de expedições ambientais (desde fevereiro/2018), pretende-se aproximar as pessoas das áreas verdes, aprimorar o olhar, mostrando como todos são capazes de aguçar a própria percepção ambiental: ver as plantas, especialmente as árvores em lugares nos quais passamos constantemente mas não as percebemos; não paramos para observar a composição de sua flora, como no caso da Av. Paulista que, embora uma Avenida, é realmente muito rica em diversidade. Este projeto também mostra como é prazeroso estar em uma área verde como os parques urbanos, não sendo necessário ir longe para sentir o cheiro de terra molhada ou grama cortada, escutar os sons das folhas ao vento, saborear uma pequena fruta, escutar os pássaros e ver a beleza do jardim. Uma jornada que torna os espaços das expedições ambientais elementos de sensibilização à educação ambiental, ao meio ambiente e à qualidade de vida/saúde.

 

Neste encontro no Centro Cultural São Paulo/SMC, veremos que um local de promoção de cultura também promove saúde com algumas áreas verdes entre duas vias muito importantes e movimentadas de São Paulo, a exemplo de Jardim Suspenso/Horta Comunitária. Teremos oportunidade de reforçar os conhecimentos relativos à jardinagem, paisagismo e meio ambiente. (TUPIASSÚ, Assucena).

Facilitação

ASSUCENA TUPIASSÚ
Bióloga, especialista em Saúde Pública; Gestão Ambiental; Ecologia, Arte e Sustentabilidade e Design para Sustentabilidade. Foi professora de Jardinagem e Paisagismo no DEPAVE/PMSP por 25 anos, coordenou o Projeto Crer-Ser “Germinando a Cidadania”, Curso de Capacitação em Jardinagem para jovens em vulnerabilidade por 18 anos e atualmente trabalha em projetos com Oficinas de Jardinagem com foco em Saúde Mental e Horta Comunitária. Consultora em Paisagismo Ecológico, entre os clientes pode-se citar: Centro Empresarial de São Paulo, São Paulo Golf Club e São Fernando Golf Club. Palestrante e autora do Livro Da Planta ao Jardim (Ed. Nobel) com a segunda edição em e-book; coautora de Sustentar a Vida (Ed. Paulinas), Guia de Jardinagem, Plantas Medicinais e Recursos Paisagísticos (PMSP), Guia de Jardinagem e Paisagismo (Instituto Botânico) e Como ensinar plantando (FIPT). Apresentou o quadro “Que planta é essa?” no Programa Arquitetura Verde veiculado pela GloboSat entre 2013 e 2015. (Fonte: Assucena Tupiassú).

NILCE MORAIS PINTO
Bacharel em Serviço Social pela PUC-SP e Pós-graduação em Educação Ambiental pelo SENAC. Atuação, desde 1994, na Secretaria do Verde e do Meio Ambiente / PMSP, nas áreas: Parques e Áreas Verdes (DEPAVE)/Escola de Jardinagem/Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ).

MARIANA MARCHESI
Publicitária. Permacultora urbana e educadora ambiental. Voluntária da Horta Comunitária do Centro Cultural São Paulo e do Coletivo Batatas Jardineiras, que planta jardins agroflorestais no Largo da Batata. Ministra oficinas e desenvolve projetos de implantação e manejo de hortas com foco em educação ambiental. Integra a equipe do Pé de Feijão, uma empresa focada em transformar a relação das pessoas com a comida.

 

Coordenação

NILCE MORAIS PINTO

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados no tema

Vagas: 15

Dia: 19 de maio de 2022, quinta-feira

Horário: das 14h às 16h

Local:  Centro Cultural São Paulo

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

Ponto de encontro: Central de Informações

*No dia da atividade, recomenda-se o uso de máscaras adequadas; manutenção da higienização das mãos com álcool em gel e manter o distanciamento, evitando aglomerações. 

 

Traga seu comprovante vacinal para Covid-19.

 

Observação: É importante destacar que, em caso de chuva, o evento será cancelado, com possibilidade de remarcação para outra data.


Vagas esgotadas. Inscrições encerradas.

Como chegar no Centro Cultural São Paulo


Confira nossas redes socias

  •