Live: A Zona Rural na Cidade de São Paulo

topo

Live: A Zona Rural na Cidade de São Paulo
 

Dias: 26/10, terças-feiras.
Horário: 19h às 20h30

 

ACESSE A LIVE

 

Descrição

Um pouco da história e a importância da Zona Rural paulistana serão os assuntos abordados nessa live. Para isso, convidamos Maria Lucia Bellenzani e Roseli Allemann, ambas engenheiras agrônomas com ricas experiências e vivências nesse incrível território! Vem!

Facilitação

Maria Lucia Ramos Bellenzani
Doutoranda em Planejamento e Gestão do Território na Universidade Federal do ABC, mestre em Ciência Ambiental pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo (2000), especialista em Educação Ambiental (1996) e Controle Ambiental (1995) pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1995), Engenheira Agrônoma pela Universidade de São Paulo (1985). Ingressou na Prefeitura do Município de São Paulo em 1991, onde coordenou o Centro de Educação Ambiental Guarapiranga, foi Chefe da Seção Técnica de Unidades de Conservação, Diretora do Posto Avançado de Parelheiros, Coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano na Subprefeitura de Parelheiros e Secretária Executiva do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos. Trabalhou na Divisão Técnica de Unidades de Conservação e Proteção da Biodiversidade da Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo até 2012. Atuou como assessora na elaboração do Plano Diretor Estratégico e na elaboração legislativa de projetos de lei voltados à sustentabilidade ambiental, gestão participativa, segurança alimentar, desenvolvimento rural e terras indígenas. Foi consultora técnica legislativa na Comissão de Política Urbana, Metropolitana e de Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo. Interessada em temas como: Planejamento Territorial, Rural Metropolitano e Interface; Rural-Urbano, Áreas Protegidas e Sociedade, Agroecologia e Gênero.

Roseli Allemann
Engenheira Agrônoma (UNESP – Jaboticabal), (1991 – 2021) – 30 anos formada. Mestre em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente (SENAC) dissertação de mestrado tema” Gestão da Qualidade da Produção Orgânica do Estado de São Paulo. Especialista em Análise do Uso e Conservação de Recursos Naturais (NEPAM – UNICAMP), Especialista em Agroecologia (Universidade de Berkeley), Especialista em Geoprocessamento (SENAC) tema: analise espacial da produção orgânica no estado de São Paulo. Trabalhou 20 anos com comunidades tradicionais: Caiçaras e quilombolas e agricultores familiares no Vale do Ribeira com manejo de recursos naturais e saf- sistemas agroflorestais por Ongs e Prefeituras. Aldeias guarani TI Tekoa Pyau e TI Tenonde Porã e agricultores na região do extremo sul da cidade de São Paulo por empresas, ONGs e prefeitura. Trabalhou 10 anos com manejo arbóreo – região de Parelheiros – Subprefeitura de Parelheiros. UCs – DGUC e Educação ambiental/Sustentabilidade – Escola de agroecologia UMAPAZ.

Mediação
Equipe Curso Horta

Adão Luiz Castanheiro Martins 
Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP. Especialização em Controle Ambiental pela FSP/USP. Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo IAC. Engenheiro Agrônomo na PMSP desde 1991. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2004. Diretor de 2017 a 2020.
 
Ananda Vieira de Almeida
Formada em Engenharia Agronômica pela Unesp-Jaboticabal, com especialização em Licenciamento Ambiental pela Universidade Gama Filho. Antes de compor o quadro de Analistas da PMSP, trabalhou com certificação orgânica e cultivo de frutas vermelhas em propriedades rurais. É professora da Escola Municipal de Jardinagem desde 2018, ministrando aulas nos cursos de Horta, Jardinagem e palestras sobre o cultivo de frutas vermelhas.
 
Brigitte Baum
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, com Especialização em Planejamento Turístico pelo SENAC/CEATEL. Atuou por 10 anos em DEPAVE 1 - Divisão de Projetos e Obras da SVMA em projetos e obras de reforma, adaptação à acessibilidade e instalação de brinquedos infantis nos parques municipais. Desde 2015, é professora nos cursos da Escola Municipal de Jardinagem: Recursos Paisagísticos, Sementes: biologia, jardinagem e folclore e Horta. Praticante de permacultura e agrofloresta, implantou o Jardim de Chuva e participou da implantação dos canteiros sintrópicos na UMA

José Francisco Armelin
Gestor Ambiental pela UNIFIA/Amparo; trabalhou como Coordenador de Educação Ambiental nas Regiões Norte e Centro – DGD Norte 1 e 2 e Centro Oeste 2 - SVMA. Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ


 

Coordenação

Ananda Vieira de Almeida

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados

Dia: 26 de outubro, terça-feira

Horário: das 19h às 20h30

Local: YouTube da UMAPAZ

  

Confira nossas redes socias

  •