Curso Jardins Amigos da Fauna EAD/on-line

topo

Periquito-rico (Brotogeris tirica) se alimentando de coquinhos do jerivá (Syagrus romanzoffiana) no Parque Ibirapuera. Foto de Ana Maria Brischi

 

Curso Jardins Amigos da Fauna EAD/on-line
 

Dias: 4/11 a 2/12 terças e quintas-feiras.
Horário: 14h às 16h


 

Descrição

O curso é aberto a munícipes, alunos e ex-alunos do Curso Municipal de Jardinagem interessados em se aprofundar nos aspectos ecológicos na implantação dos jardins e apresentar subsídios técnicos para a implantação de jardins atrativos à fauna.

 

Conteúdo Programático

• Breve conceito de jardim. Jardim Selvagem/jardim amigo da fauna - Conceitos botânicos e ecológicos - Morfologia Floral/polinização/fecundação
• Tipos de polinização/Principais síndromes florais/algumas regras para implantação do jardim amigo da fauna
• Introdução ao estudo das borboletas/taxonomia/hábitos/importância ecológica/Principais métodos de atração - comedouros.
• Introdução ao estudo das abelhas/taxonomia/hábitos/importância econômica/ecológica/principais ameaças/principais métodos de atração -implantação de colmeias de abelhas sem ferrão
• Morfologia dos frutos e dispersão - ornitocoria, mamalocoria, entre outras.
• Os Perigos do Jardim - principais ameaças à fauna
• Introdução ao paisagismo

 

Facilitação

Linda Lacerda da Silva
Bióloga pela UERJ com Mestrado em Ciências Agrárias (UFV) e Doutorado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de mais de 30 anos em Botânica, Anatomia Vegetal e Jardinagem, e de 12 anos com manejo de animais silvestres com ênfase na conservação do bugio-ruivo (Alouatta clamitans) em cativeiro e vida livre.

Ana Maria Brischi
Bióloga e Professora com Mestrado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de 12 anos na produção de mudas e de 12 anos no manejo e conservação de animais silvestres, com ênfase no estudo das Interações Fauna-Flora.

Luciene Lopes Lacerda
Bióloga, pós-graduada em Manejo de Fauna Silvestre pela Pontifícia Universidade Católica – PUC SP. Analista de Meio Ambiente da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo desde 2009. Atualmente técnica e docente da Escola Municipal de Jardinagem.

Thiago Beloni
Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” / Universidade de São Paulo. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo.Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.


 

Coordenação

• Linda Lacerda da Silva

• Ana Maria Brischi

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Interessados

Vagas: 90

Inscrições: on-line a partir de 5 de outubro de 2021 às 10h00 

Dias: 04 de novembro a 02 de dezembro de 2021 (terças e quintas-feiras)

Horário: 14h00 às 16h00

Carga horária: 18h

Onde: o curso será oferecido na modalidade à distância; e assim que for feita a inscrição e confirmar sua presença, o aluno receberá informações sobre como participar das aulas virtuais.

Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail: cursosescolajardinagem@prefeitura.sp.gov.br

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Confira nossas redes socias

  •