CONVERSA COM... Arthur Blade & Visita monitorada à Expo “Arco-Íris de Pedra e Palavras”

topo

CONVERSA COM... Arthur Blade
e
Visita monitorada à Expo “Arco-Íris de Pedra e Palavras”

Dia: 05 de Dezembro de 2019, quinta-feira
Horário: 10h às 12h

 

Descrição

Ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado, os convidados são recebidos com água aromatizada e chá - preparados com ervas frescas, colhidas em nosso Campo Experimental da Escola Municipal de Jardinagem da Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz -UMAPAZ

 
E então apresentam seus trabalhos - relacionados com o Meio Ambiente, Sustentabilidade, Paisagismo e Arte - interagindo com o público participante.

Neste encontro iremos percorrer a exposição “Arco-Íris de Pedra e Palavras” – instalada na UMAPAZ - e conversar com o artista plástico Arthur Blade – que desenha desde os 10 anos, estudou na Escola de Artes de Bernardo Caro e com o pintor Egas Francisco.

 A exposição abrange dois meios de expressão, Arco-Íris de Pedra pois trata-se de duas séries de fotos de estátuas de vários cemitérios, entre eles o da Consolação, de São Paulo. Essas fotos, de closes e detalhes das estátuas, que depois foram trabalhadas em sua coloração, acabam por criar um verdadeiro arco-íris. Trata-se de registrar a essência do pormenor da estátua, ampliá-la através da cor e, por final, associá-la ao nome de cada quadro. Dessa maneira, vamos ter nomes para esses quadros como : A Dor é Vermelha, A Saudade é Laranja, A Compaixão é Amarela, A Esperança é Verde, A Liberdade é Azul Celeste, A Redenção é Azul Anil e A Tristeza é Violeta.

Forma-se um verdadeiro arco-íris de imagens, sentimentos e reflexões. E de repente, de um lugar aparentemente triste, como são os cemitérios, surge um verdadeiro conjunto de imagens positivas, que elevam o espírito, e que geram uma reflexão sobre o sentido dos gestos, cores e das emoções. Uma outra série de fotos, também de cemitérios, denominada Mulheres e Anjos, busca resgatar o passar do tempo, o que é invisível aos nossos olhos. Através de ângulos inusitados e fotografias em tons de sépia, as estátuas parecem pessoas reais, ou então anjos em vigília, protegendo os lugares, zelando por todos sem que ninguém perceba. A parte do título da exposição que se refere a Palavras trata-se dos textos que compõem os títulos das obras, tão fortemente ligados a elas. Refere-se também às poesias de Arthur Blade agregadas a cada foto da série Mulheres e Anjos. A palavra como meio para colorir tudo o que sentimos, vivemos e planejamos. "As palavras colorem tudo o que vemos! As palavras são pinturas se sucedendo e se modificando!" diz Arthur Blade.

(fonte: BLADE, Arthur)

Facilitação

ARTHUR BLADE – Fotógrafo, Artista Plástico, Professor de História da Arte, Escritor e Produtor de Vídeo. Formado pela USP em Artes, desenvolve intenso trabalho nas áreas de Fotografia, Vídeo, Desenho e Pintura. Dirige a Produtora de Foto e Vídeo Arthur Blade. (www.arthurblade.com)

 

Coordenação

HELENA QUINTANA MINCHIN, Arquiteta Urbanista.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

     

     

    

 

Sobre

Público: interessados no tema.

Vagas: 50

Dias: 05 de Dezembro de 2019, quinta-feira

Horário: das 10h às 12h

Local: Sede da UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

 

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •