DEGUSTANDO HISTÓRIAS... Saberes & Sabores: O Pão

topo

DEGUSTANDO HISTÓRIAS... Saberes & Sabores: O Pão

Dia: 04 e 06 de Dezembro de 2019, quarta e sexta-feira
Horário: 9h às 18h

 

Descrição

Unindo saberes populares e acadêmicos, nestes 2 encontros iremos (re)conhecer um dos alimentos essenciais mais antigos, presente em várias culturas da História da Civilização.
Os ingredientes, sua história – da produção à conservação – e sua importância para a Humanidade, simbolizando alimento para o corpo e para o espirito.
“Vida, Renovação, Prosperidade, Humildade, Sacrifício”.
Compartilharemos receitas, muitas experiências e histórias, degustando algumas iguarias especialmente preparadas!

Conteúdo Programático 

1° Encontro:   04 de dezembro, quarta-feira

O GRÃO, A ÁGUA & O PÃO
PLANTAR, COLHER, EXTRAIR, FAZER

Através dos relatos podemos dizer que os primeiros pães surgiram há mais de 12 mil anos... Tinham o formato oval e achatado – e eram feitos de GRÃOS (aveia, cevada, trigo, gergelim e outros cereais – os chamados grãos ancestrais) triturados rusticamente. Depois, misturados com ÁGUA, eram deixados sobre pedras, para levedarem grosseiramente. E então eram assados sobre pedras ou cobertos com brasas. Duros e secos – e, provavelmente, muito amargos... – precisavam ser lavados com muita ÁGUA fervente, antes de serem consumidos.

9h às 11h
DANÇA CIRCULAR
Estela Gomes

11h
CORAL UMAPAZ
Maestro William Guedes

12h
INTERVALO

13h
O GRÃO
Ana Maria Brischi

14h
A ÁGUA
Andréa Bossi

15h
INTERVALO – LANCHE COLABORATIVO (os participantes são convidados a trazer e compartilhar seu alimento – pães e acompanhamentos – com os demais)

15h20
O MILAGRE DO PÃO
Isa Grispun Ferraz - vídeo (6´)

15h30
O PÃO
Helena Quintana Minchin

16h30
SESSÃO CIABATTA: “Pão e Tulipas” / Panne e Tulipani – Itália/França, 2000 (112´)

 

2° Encontro:   06 de dezembro, sexta-feira

O PÃO PELO MUNDO...
Características próprias de cada Continente, variações que vão dos ingredientes às formas de produção.
“O Modo como a comida é feita e apresentada, a limpeza, o sabor: tudo contribui para que o momento em que se recebe o alimento seja uma oração e um agradecimento à vida.” (Cozinhe com os Monges, Ed.Planeta)
Uma pequena viagem pelos Saberes & Sabores, com direito a muitas histórias, curiosidades e... receitas!

8h30
CAFÉ DE BOAS VINDAS Colaborativo (os participantes são convidados a trazer e compartilhar seu alimento – pães e acompanhamentos – com os demais)
PORTA PÃO (cada participante é convidado a trazer, manuscrita, 1 receita de pão para compartilharmos).

9h
MINDFUL EATING
Ana Fanelli, Larissa Aguiar e Vera Salvo

10h
CELEBRAÇÃO À TERRA MADRE
Ana Tomazoni e Adriana Vernacci

12h
INTERVALO


13h
comPÃOsições...
Jairo Carneiro, Sax

14h
COZINHE COM OS MONGES
Dom João Baptista Barbosa, OSB e Sandra Marina Witkowski

15h
CELEBRANDO O PÃO CÓSMICO
Sueli Regina Soares Silva e Elias de Andrade Pinto

15h50
INTERVALO – LANCHE COLABORATIVO (os participantes são convidados a trazer e compartilhar seu alimento – pães e acompanhamentos – com os demais)

16h
O PÃO... E SUAS ESTÓRIAS
Raul Cânovas

17h
A TRANSFORMAÇÃO DO PÃO
Patrick Bragato

18h
ENCERRAMENTO & TROCA DE RECEITAS (as receitas depositadas no “porta pão” serão aleatoriamente distribuídas entre os participantes).

 

Facilitação

ADRIANA VERNACCI FREIRE – Gastróloga pela universidade SENAC . Proprietária da Oficina D' Orgânico, Líder Convívio Saudável Mente Slow Food, faz parte GT Educação e Aliança dos Cozinheiros SFB. Ministra Oficinas, Workshop e Consultorias relacionadas à Educação do Gosto.

ANA FANELLI – Nutricionista, Formação Holística de Base (UNIPAZ). Residente de Nazaré Universidade da Luz, está realizando a Especialização em Psicologia Transpessoal.

ANA MARIA BRISCHI – Bióloga, mestre em Biologia Vegetal e docente da Escola Municipal de Jardinagem - EMJ (UMAPAZ)

ANA MARIA RUIZ TOMAZONI – Educadora Alimentar, Chef de Cozinha, Doutora em Educação (PUC SP) e Mestre em Gerontologia. Proprietária da Sabor & Saber Gastronomia. Pesquisadora na PUC GEPI e do Grupo IMNTRA da UNIP SP . Palestrante Convívio Slow Food Grande ABCDSP / Cozinheiros sem Fronteiras em Congressos Nacionais e Internacionais em diversos temas: educação, sustentabilidade, empreendedorismo, Gastronomia. Líder do Movimento Slow Food Convívio Grande ABCSP e Diretora de AREGALA Brasil e Cozinheiros sem Fronteiras.

ANDRÉA DE ALMEIDA BOSSI – Ecóloga, Educadora da Divisão de Form1ação em Educação Ambiental e Cultura de Paz – DFEPAZ (UMAPAZ).

BIANCA LOPES SANTOS – Estagiária da Escola Municipal de Jardinagem – EMJ (UMAPAZ)

ELIAS DE ANDRADE PINTO – Coordenador da Casa das Religiões Unidas, cooperador pela cultura de paz, reconciliação com o meio-ambiente e liberdade de crença; membro da Ecovila UR – São Roque, SP.

ESTELA GOMES - fonoaudióloga, educadora ambiental, focalizadora de Danças Circulares e Coordenadora do Programa Metodologias Integrativas da Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz – DFEPAZ (UMAPAZ)

GABRIELA TASCA MEIRA – Estagiária da Escola Municipal de Jardinagem – EMJ (UMAPAZ).

HELENA QUINTANA MINCHIN - Arquiteta Urbanista e docente da Escola Municipal de Jardinagem - EMJ (UMAPAZ)

JAIRO CARNEIRO - Professor e Saxofonista de renome, já tocou com muitas celebridades do meio da música. Músico da banda Bossa Bessa.

DOM JOÃO BAPTISTA BARBOSA - Alagoano, é monge beneditino desde 2008. Escritor, atualmente é bibliotecário do Mosteiro de São Bento SP. Seu trabalho intelectual extramuros é fundamental para a missão do beneditino, pois para evangelizar e servir é necessário atravessar portas e ultrapassar muros. Entre suas obras, COZINHE COM OS MONGES, As tradicionais receitas do Mosteiro de São Bento.

JULIANA MENEZES BARSANT SANTOS – Estagiária da Escola Municipal de Jardinagem – EMJ (UMAPAZ).


LARISSA AGUIAR - nutricionista especialista em nutrição esportiva e teorias e técnicas em cuidados integrativos pela Escola Paulista de Medicina. Mestre em distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e Instrutora de Mindful Eating pelo protocolo MB-EAT. Nutricionista do SP Futebol Clube.

PATRICK BRAGATO – Brasileiro nascido na França, “tem uma trajetória de busca pessoal pelo conhecimento e técnica na cozinha”. Chef adepto do movimento Locavorismo – “que defende o uso de produtos locais, frescos e de estação, obtidos de pequenos produtores e que tenham sido colhidos num raio de 250 km de onde serão consumidos”.

RAUL CÂNOVAS - Com 60 anos no setor, vem de uma família atuando nas áreas de jardinagem e projetos paisagísticos há 109 anos. Conquistou vários prêmios na Argentina e no Brasil, ministra cursos em conceituadas instituições, comandou durante 7 anos o programa “Jardins e Afins” (Radio Eldorado AM). Autor de “O Jardim Como Remédio” e “Um Jardim para Sempre”, além de “Projetos dos Grandes Paisagistas Brasileiros” (em coautoria).
É conselheiro da ANP – Associação Nacional de Paisagismo e da APV - Associação Paulista Viva. Colunista da revista Natureza, edita o blog “Jardim Cor”.

SANDRA MARINA WITKOWSKI - É escritora, palestrante, coordenadora de exposições, brinquedista voluntária (Instituto da Criança do Hospital das Clínicas) e musicoterapeuta. Formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia São Bento SP, com Especialização em Medicina Comportamental (UNIFESP). É a idealizadora do Projeto Tocando a Vida com Leveza.

SUELI REGINA SOARES SILVA – Ecochef Vegetariana, Bacharel em Ciências Econômicas (Faculdade de Economia São Luis), Especialista em Cuidados Integrativos (UNIFESP SP). Ecovila UR – São Roque, SP.

VERA SALVO - Nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Teorias e Técnicas para cuidados integrativos, Pós doutoranda em Saúde Coletiva – Depto de Medicina Preventiva – UNIFESP/EPM, Instrutora de Mindfulness , Mindful Eating e Desenvolvimento da Compaixão Baseado em Mindfulness, Member of Center for Mindful Eating (TCME) e da American Mindfulness Research Association (AMRA)

WILLIAM GUEDES VAZ – Maestro, entre outros trabalhos coordena o CORAL UMAPAZ – “com o objetivo de despertar, por meio da música, a consciência dos cidadãos sobre a importância do meio ambiente e da cultura da paz, além de promover a integração entre os participantes e divulgar a música popular brasileira”

 

Coordenação

HELENA QUINTANA MINCHIN

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

     

     

    

 

Sobre

Público: interessados no tema.

Vagas: 80

Dias: 04 e 06 de Dezembro de 2019, quarta e sexta-feira

Horário: das 9h às 18h

Local: Sede da UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

 

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •