Conversa com Renato Frosch - Utilização de fabricação digital com modelos 3D para apoio pedagógico a crianças com deficiência visual.

topo

Conversa com Renato Frosch - Utilização de fabricação digital com modelos 3D para apoio pedagógico a crianças com deficiência visual.

Dia: 31/7, quarta-feira
Horário: 14h às 16h.

Descrição

Ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado, os convidados são recebidos com água aromatizada e chá - preparados com ervas frescas, colhidas em nosso Campo Experimental... E então apresentam seus trabalhos - relacionados com o Meio Ambiente, Sustentabilidade, Paisagismo e Arte - interagindo com o público participante.

Neste encontro iremos conhecer “um projeto que ajuda crianças com algum tipo de deficiência visual a estudarem e a terem melhor aproveitamento escolar por meio de modelos 3D. Com a ajuda da tecnologia de impressão 3D, Renato já reproduziu mapas, fontes Braille, gráficos, peças de rotina, como uma bacia sanitária, e outros elementos para que os alunos entendessem melhor com outros recursos pedagógicos, já que para eles recursos apenas visuais não serviriam. Algumas particularidades foram encontradas neste projeto: materiais excessivamente pequenos não ressaltam detalhes de suas partes. O exagero no tamanho pode prejudicar a apreensão da totalidade”, destaca Renato. Para esse público, o material precisa de diferentes relevos e texturas, assim como contrastes do tipo, liso/áspero e fino/espesso, que permitem distinções adequadas. Deve ter ainda sua representação tão exata quanto possível do modelo original.” (fonte: www.unimonte.br)

 

Facilitação

RENATO FROSCH   Possui graduação em Tecnologia em Construção Civil - (1) Edifícios e (2) Pavimentação pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2000 e 2002), mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e é doutorando em Educação pela UNISANTOS (2016-andamento). Atua como professor de ensino superior no Centro Universitário São Judas Tadeu - campus UNIMONTE. Foi coordenador adjunto dos cursos de Engenharia da instituição. Atua como professor de ensino superior na Universidade São Judas Tadeu - USJT. Em 2018, foi promotor de projeto de inovação cidadã "Modelos 3D para aprendizagem científica" junto a Secretaria General Iberoamericana (Segib-España). Na Petrobras foi técnico de projeto, construção e montagem com experiência na área de Engenharia Civil (licenciado até 2020). Na pesquisa em educação atua com os temas: filosofia maker, inovação em educação e metodologias ativas de aprendizagem. (Fonte: Lattes, 2019)

Coordenação

HELENA QUINTANA MINCHIN, Arquiteta Urbanista.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

        

 

Sobre

Público: Interessados.

Vagas: 50.

Dias: 31/07, quarta-feira

Horário: 14h às 16h

Local: Sede da UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •