Expedições Ambientais

 

 

Através de expedições ambientais (desde fevereiro/2018), pretende-se aproximar as pessoas das áreas verdes, aprimorar o olhar, mostrando como todos são capazes de aguçar a própria percepção ambiental: ver as plantas, especialmente as árvores em lugares nos quais passamos constantemente mas não as percebemos; não paramos para observar a composição de sua flora, como no caso da Av. Paulista que, embora uma Avenida, é realmente muito rica em diversidade.

Este projeto também mostra como é prazeroso estar em uma área verde como os parques urbanos, não sendo necessário ir longe para sentir o cheiro de terra molhada ou grama cortada, escutar os sons das folhas ao vento, saborear uma pequena fruta, escutar os pássaros e ver a beleza do jardim. Bem-estar, relaxamento... 

Uma jornada que torna os espaços das expedições ambientais elementos de sensibilização à educação ambiental, ao meio ambiente e à qualidade de vida/saúde. 

As expedições ambientais ocorrem em Parques, Praças, Avenidas do município de São Paulo, Instituições que tragam a temática “verde”/ambiental em seu ambiente, a exemplo de Hospitais e seus jardins, Casa das Rosas, Sítio Morrinhos, Casa Modernista (Jardim Projetado pela "Paisagista" Mina Klabin Warchavchik) etc. Conhecimentos relativos à jardinagem/paisagismo/meio ambiente trabalhados por lá.

Muitas vezes, algumas expedições fornecem oportunidades únicas de histórias e informações que se somam à propositura inicial, ao contexto da área visitada. Verdadeiro diferencial. Núcleo Educativo, Monitoria Ambiental, Representantes do local, em um grande encontro, somam e abrilhantam o serviço.

A interação espontânea é estabelecida do começo ao fim das jornadas. 

 

Facilitação

Assucena Tupiassú
Bióloga 

Nilce Morais Pinto 
Assist.Social/Educadora Ambiental 

Coordenação

Nilce Morais Pinto 
Assist.Social/Educadora Ambiental 

Dias: 7/2, 21/3, 18/4, 16/5, 20/6,  terças-feiras.

Horário: 14h às 16h.

Locais: Expedições Ambientais/2023

- Parque Jardim da Luz (7/2); 
- Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro - “Praça Pôr do Sol” (21/3); 
- Parque Jardim das Perdizes (18/4); 
- Instituto Butantan (16/5);
- Parque Doutor Fernando Costa – “Parque da Água Branca” (20/6).

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

      

 

Observação 

Demais datas e locais a definir. Acompanhem a Programação Mensal UMAPAZ:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/umapaz/programacao_mensal/index.php?p=345

 Confira nossas redes sociais!