Curso Sementes: Biologia, Jardinagem e Folclore EAD / on-line

Programação para 2021

 

O Curso é aberto a munícipes, alunos e ex-alunos do Curso Municipal de Jardinagem interessados em obter subsídios técnicos sobre diversos aspectos relacionados ao conhecimento sobre as sementes do ponto de vista biológico, antropológico e agronômico. Aguardem novas turmas em 2022. Acompanhem as publicações e a programação mensal nas redes sociais e nesta página.

Conteúdo Programático
1 - Apresentação
2 - Breve histórico do desenvolvimento da humanidade;
3 - Origem das plantas
4 - Estudo das plantas avasculares: morfologia, ciclo de vida, ecologia e usos na jardinagem;
5 - Estudo das plantas vasculares sem sementes: morfologia, ciclo de vida, ecologia e usos na jardinagem;
6 - Estudo das plantas vasculares com sementes nuas: morfologia, ciclo de vida, ecologia e usos na jardinagem;
7 - Estudo das plantas vasculares com flores, frutos e sementes: morfologia floral, polinização, ciclo de vida, ecologia e usos na jardinagem;
8 - Morfologia da semente; morfologia do óvulo, embriogênese, morfologia da semente imatura e madura e tipos de germinação. Usos nos processos de tecnologia de sementes, visando à produção de mudas.
9 - Morfologia e fisiologia dos frutos, classificação.
10 - Dispersão e outras relações ecológicas dos frutos;
11 - Fisiologia de sementes: germinação, longevidade, armazenamento e técnicas de plantio;
12 - Sementes crioulas;
13 - Produção e armazenamento de grãos. Bancos de sementes;
14 - Noções de melhoramento genético, sementes transgênicas e biossegurança;
15 - Legislação: Sistema Nacional de Sementes e Mudas;
16 - Sementes na Agricultura Orgânica;
17 - Trocas de saberes.

Coordenação:

  • Linda Lacerda da Silva - Bióloga
  • Ana Maria Brischi - Bióloga

Facilitação:

  • Ana Maria Brischi - Bióloga e Professora com Mestrado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de 12 anos na produção de mudas e de 12 anos no manejo e conservação de animais silvestres, com ênfase no estudo das Interações Fauna-Flora.
  • Ananda Vieira de Almeida - Eng.ª Agrônoma formado pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, é Analista de Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, com experiência em certificação orgânica e Fruticultura.
  • Brigitte Baum - Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, com Especialização em Planejamento Turístico pelo SENAC/CEATEL. Atuou por 9 anos em DEPAVE 1 - Divisão de Projetos e Obras da SVMA. Desde 2015 é professora nos cursos de Recursos Paisagísticos, Sementes e Horta. Agrofloresteira e permacultora, implantou o Jardim de Chuva na UMAPAZ.
  • Linda Lacerda da Silva - Bióloga e professora com Mestrado em Ciências Agrárias (UFV) e Doutorado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de mais de 30 anos em Botânica, Anatomia Vegetal, Jardinagem e de 12 anos com manejo de animais silvestres, com ênfase nas interações Fauna-Flora e na conservação do bugio-ruivo (Alouatta clamitans) em cativeiro e vida livre.
  • Thiago Beloni - Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” / Universidade de São Paulo. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo. Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.

 Confira nossas redes sociais!