MÓDULO EXPERIMENTAL: “ EVOLUÇÃO DE ESTRELAS DE BAIXA MASSA”

topo

MÓDULO EXPERIMENTAL: “ EVOLUÇÃO DE ESTRELAS DE BAIXA MASSA”

Dia: 10/2 a 14/2
Horário: das 19h às 21h30 (dia 14 será das 19 às 21h)

 

 Descrição

O que faz uma estrela se manter estável? E por quanto tempo ela é estável? Quanto tempo uma estrela vive? Como a massa influencia no tempo de vida da estrela? Este módulo tem como objetivo discutir o que a teoria da evolução estelar prevê para a trajetória de vida de uma estrela como o Sol ou pouco mais massiva. Conteúdo programático: 1. Nascimento de Estrelas; 2. Estrelas na Sequência Principal; 3. Evolução pós-SP para estrelas de massa baixa e intermediária; 4. Estágio final da evolução estelar para estrela de massa baixa ou intermediária. A avaliação será feita por meio de atividades desenvolvidas em aula.

 

Facilitação e Coordenação

Dinah Moreira Allen: Graduada em Física pelo Instituto de Física da USP, mestra e doutora em Astronomia pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Tem pós-doutorado pela UFRJ, pela University of Hertfordshire no Reino Unido, e pelo IAG/USP. A área de atuação sempre foi composição química de estrelas, com ênfase em formação de elementos pesados a partir do programa de doutorado. Atuou como educadora no curso semipresencial de Licenciatura em Ciências oferecido pela USP, elaborando material didático de astronomia para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), participou da coordenação do curso semipresencial de extensão "Aperfeiçoamento em Astronomia para a Docência", oferecido dentro do programa INCT-A (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Astrofísica), com base na EACH-USP e atuou como professora substituta no IAG/USP. Desde 2016 (com interrupção de fevereiro a setembro/2017) faz parte da equipe da Escola Municipal de Astrofísica (EMA) e Planetários de São Paulo.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    

     
 

Sobre

Público: nível médio completo ou em curso.

Vagas: 100

Dia: 10/2 a 14/2

Horário: das 19h às 21h30 (dia 14 será das 19 às 21h)

Carga Horária: 12h

Período de inscrição: até esgotarem as vagas

Local: Planetário Prof. Aristóteles Orsini

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, dentro do Parque Ibirapuera.
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul). Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.

Telefone: 11 2522 4669

 

Como chegar no Planetário Prof. Aristóteles Orsini

 

Confira nossas redes socias

 

  •