SESSÃO DE CÚPULA ESPECIAL: FICÇÃO CIENTÍFICA

topo

SESSÃO DE CÚPULA ESPECIAL: ISAAC ASIMOV - ARAUTO DA FICÇÃO CIENTÍFICA

Dia: 24 de novembro de 2019, domingo
Horário: 17h00 às 18h00

Descrição

Tomando como Prólogo a noite de 16 de junho de 1816, a noite em que a Ficção Científica nasceu, esta palestra toma o percurso da obra do escritor Isaak Yudovich Ozimov, ou melhor, Isaac Asimov, desde o seu nascimento na Rússia entre 04 de outubro de 1919 e 02 de janeiro de 1920, até sua morte em 06 de abril de 1992 como uma metáfora do surgimento e evolução da Ficção Científica ao longo do século passado. Desde as suas primeiras manifestações nos Estados Unidos ainda no contexto das Dime Novels de virada do século dezenove para o vinte e o seu batismo nas revistas pulp, a Ficção Científica tem em Isaac Asimov mais do que um discípulo, mas sim um arauto anunciador das mudanças pelas quais esta vertente da Literatura Fantástica sofreu ao longo do tempo de vida do autor de Fundação (1942 – 1993) e Eu, Robô (1950).

Facilitação

Alexander Meireles da Silva: Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialista em Educação a Distância pelo SENAI-RJ (2003), Especialista em Literaturas de Língua Inglesa (2000), Bacharel e Licenciado em Língua Inglesa e Literaturas Correspondentes (1998) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2009 atua como Professor Associado de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, onde também é Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da RC/UFG. É membro fundador dos Grupos de Pesquisa ESTUDOS DO GÓTICO (CNPq) e NÓS DO INSÓLITO: VERTENTES DA FICÇÃO, DA TEORIA E DA CRÍTICA (CNPq) que reúnem pesquisadores e pesquisadoras de diversas universidades do Brasil. É autor do livro LITERATURA INGLESA PARA BRASILEIROS: curso completo de literatura e cultura inglesa para brasileiros (2005), pela editora Ciência Moderna. Suas pesquisas se concentram nas áreas das Literaturas de Língua Inglesa e da Literatura Fantástica. É criador de conteúdo do blog FANTASTICURSOS (www.fantasticursos.com) e do canal do YouTube FANTASTICURSOS (www.youtube.com/fantasticursos), onde oferece conteúdo, cursos e consultoria sobre o Fantástico na Literatura e no Cinema nas vertentes da Fantasia, Gótico, Horror e Ficção Científica.
 

 

Coordenação

Dinah Moreira Allen

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    

 
 

Sobre

Público: Recomendada para o público geral a partir de 10 anos.

Vagas: 150

Dia: 24 de novembro de 2019, domingo

Horário: 17h00 às 18h00

Local: Planetário Prof. Aristóteles Orsini

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, dentro do Parque Ibirapuera.
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul). Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.

Ingressos: Adquiridos na bilheteria do Planetário a partir das 11h

Como chegar no Planetário Prof. Aristóteles Orsini

 

Confira nossas redes socias

 

  •