SESSÃO CIDADÃ ESPECIAL: ‘OUMUAMUA: UM ASTEROIDE INTERESTELAR OU UMA NAVE ESPACIAL? (IBIRAPUERA)

topo

SESSÃO CIDADÃ ESPECIAL: ‘OUMUAMUA: UM ASTEROIDE INTERESTELAR OU UMA NAVE ESPACIAL? (IBIRAPUERA)

Dia: 6 de outubro de 2019, domingo
Horário: 17h00 às 18h00

Descrição

O ano de 2017 ficou marcado na astronomia como o primeiro (e até hoje único) momento na história em que um corpo celeste originado em outra estrela foi observado cruzando o Sistema Solar. Desde que foi descoberto, 'Oumuamua (como foi denominado), apresentou características inesperadas e intriga os cientistas até hoje. O assunto ganhou ainda mais destaque quando o cientista de Harvard, Abraham Loeb, sugeriu que se tratava na verdade de um artefato de origem extraterrestre. Nesta sessão, apresentarei tudo o que sabemos sobre esse curioso objeto, confrontando os argumentos de quem o considera uma nave alienígena e os de quem o considera apenas um asteroide interestelar. Mesmo sendo novidade no meio acadêmico, este tema já foi abordado na literatura décadas atrás pelo escritor americano Arthur C. Clarke, em 1972, em seu livro 'Encontro com Rama'. Apresentarei os paralelos entre ficção e realidade para destacar a importância da ficção científica como um instrumento que nos prepara e nos incentiva na busca pelo conhecimento.

 

Facilitação e Coordenação

Felipe Fernandes
Graduação em Astronomia, com ênfase em astrofísica, pelo Observatório do Valongo (UFRJ); Doutorado em Astronomia, na área de Astrofísica Galáctica, também pelo Observatório do Valongo (UFRJ); Atualmente realizando pós-doutorado com bolsa FAPESP no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, trabalhando no levantamento fotométrico S-PLUS. Possui também breves experiências na participação e organização de eventos de divulgação científica como: Astronomia para Poetas, Semana de Marte, Semana dos Planetas Gigantes (somente participação; ambos no Observatório do Valongo, UFRJ), Comuna intergaláctica (participação e organização; Observatório do Valongo, UFRJ / Observatório Nacional); e Astronomia ao Meio Dia (participação e organização; IAG, USP). Atua também na divulgação da astronomia pelo YouTube através do canal AstroTubers.

 

Coordenação

Dinah Moreira Allen

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    

 

Sobre

Público: Recomendada para o público geral.

Vagas: 290

Dia: 6 de outubro de 2019, domingo

Horário: 17h00 às 18h00

Local: Planetário Prof. Aristóteles Orsini

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, dentro do Parque Ibirapuera.
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul). Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.
 

Como chegar no Planetário Prof. Aristóteles Orsini

 

Confira nossas redes socias

 

  •