AS CONSEQUÊNCIAS OBSERVÁVEIS DAS ESTAÇÕES DO ANO

topo

AS CONSEQUÊNCIAS OBSERVÁVEIS DAS ESTAÇÕES DO ANO

Dia: 24 de junho de 2019, segunda-feira
Horário: 19h30 às 21h

TICKETS

Descrição

Os ciclos da natureza são diferentes do tempo cronológico pautado em padrões e definições do ser humano, assim, dificilmente um observador desatento consegue perceber, por exemplo, as transições entre fenômenos naturais e acompanhar a mudança de posição dos objetos celestes.

 Devido a um conjunto de movimentos, os fenômenos astronômicos podem demorar dias, meses ou anos para completar seus ciclos. Nesta aula, preparada para complementar o conteúdo da disciplina de “Metodologia do Ensino de Geografia” da USP como aula de campo, serão utilizadas ferramentas de imersão e projeção para acelerar o tempo e apresentar de maneira clara, em poucos minutos, mudanças consideráveis das posições dos astros no céu, tomando como referência as estações do ano.

 A aula é aberta ao público geral, e o objetivo é que os participantes consigam compreender as diferentes paisagens apresentadas no céu devido aos movimentos dos objetos do Sistema Solar e suas consequências no cotidiano dos habitantes de diferentes latitudes.

Facilitação

Me. Kizzy Alves Resende Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestre em Ciências na área de ensino de astronomia na educação básica pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP) e doutoranda em Geografia na USP. Pesquisa na área de formação de professores e trabalha com ensino e divulgação de ciências através da astronomia em observatórios e planetários. Atuou como colaboradora e professora em planetários e observatórios de Maceió/AL, como o Observatório Astronômico Genival Leite Lima e de São Paulo, como o Observatório Abrahão de Moraes em Valinhos-SP, AsterDomus Planetarium, Escola Municipal de Astrofísica, Planetário do Ibirapuera e Fundação Centro de Estudos do Universo em Brotas-SP.

 

Coordenação

Dinah Moreira Allen

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

      

 

Sobre

Público: A partir do 6' do Ensino Fundamental

Vagas: 180

Dia:  24 de junho, segunda-feira

Horário: 19h30 às 21h00

Local: Planetário Prof. Aristóteles Orsini

Telefone: 11 5575 5206

Ingressos: Adquiridos gratuitamente na bilheteria do Planetário, a partir das 18h30 do dia 24 de junho

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, dentro do Parque Ibirapuera.
Acesso para carros pelo portão 3, (estacionamento com Zona Azul). Acesso mais próximo para pedestres pelos portões 9 e 10.
 

TICKETS

Como chegar no Planetário Prof. Aristóteles Orsini

 

Confira nossas redes socias

 

  •