Encontros de Meio Ambiente e Espiritualidade

O que são?

Os Encontros são parte do processo de diálogo sobre questões ambientais para públicos e perfis diversificados, na perspectiva multicultural, considerando a importância das diferentes comunidades que compõem o magnífico mosaico que é a Cidade de São Paulo. A proposta é propiciar um espaço de compartilhamento de visões, experiências e ações concretas sobre o Meio Ambiente e como cada comunidade se insere ou pode inserir-se no esforço para que tenhamos na nossa Cidade de São Paulo um ambiente saudável e de respeito à vida. Ao mesmo tempo, gostaríamos de apresentar o que a UMAPAZ, como unidade de educação ambiental, pode oferecer de informações, oportunidades de encontros, cursos, etc. As atividades de educação ambiental e para a paz desenvolvidas pela UMAPAZ são públicas e gratuitas, pautam-se pelos princípios da Carta da Terra e orientam-se pelos objetivos do desenvolvimento sustentável difundidos pela ONU.

Por que?

“Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a Humanidade deve escolher o seu futuro... ou formar uma aliança global para cuidar da Terra e uns dos outros, ou arriscar a nossa destruição e a da diversidade da vida. ” Preâmbulo da Carta da Terra É nesse atual e preocupante contexto que surge a espiritualidade como forma de conexão com o que cada um entende como divino e com a própria natureza interna e externa. É uma dimensão essencial da Sustentabilidade que potencialmente pode e deve apoiar ações de conservação e preservação ambiental através do cuidado e ações.

Para quem?

Qualquer pessoa que esteja interessada na temática e que de alguma forma sinta que possa contribuir com este diálogo, incluindo as comunidades religiosas que já tem algum trabalho concreto com meio ambiente e/ou que gostariam de começar alguma ação.

Onde?

Na UMAPAZ - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, o Departamento de Educação Ambiental da SVMA. Localizada dentro do Parque Ibirapuera, com acesso pelo portão 7A na Av. Quarto Centenário, 1268.

Apresentação do Budismo Chinês

Não há melhor fonte de sabedoria do que o Buda, e não existe melhor exemplo de como viver do que a vida dele. O Buda Shakyamuni passou 45 anos ensinando o Darma – não se escondeu do mundo nem guardou o conhecimento para si; viveu neste mundo e nele ensinou. Foi incansável em seus esforços para ajudar os outros. Uma das mais importantes práticas budistas é contemplar a vida do Buda e a compaixão que o inspirou a doar tanto de si.

O Budismo Humanista é baseado no exemplo de vida do Buda, assim como no conteúdo de seus ensinamentos. Praticamos o Budismo Humanista e nossos templos o ensinam, incentivando sua prática, porque ele é um caminho para seguir o exemplo compassivo do Buda.

As Quatro Nobres Verdades estão no cerne da vida. Explicam todos os estados de consciência existentes no universo e ensinam como se libertar de todas as formas de ilusão.

É necessário sabedoria para compreender as Quatro Nobres Verdades. A primeira verdade diz que a vida é cheia de sofrimento. A segunda, que o sofrimento é causado por nosso apego à ilusão. A terceira verdade diz que a iluminação, ou a total libertação do sofrimento, é possível. A última diz como alcançar a iluminação.
Como costumam dizer os budistas, existem três apegos mundanos que cada um de nós deve superar para ter pleno êxito na prática. O primeiro é o apego à fama; o segundo, à riqueza; e o terceiro, ao respeito. Para a maioria das pessoas, vencer o apego à fama e a riqueza não constitui trabalho tão árduo quanto superar o apego ao respeito.

Facilitação: 

•  Mestra Miao You

Apresentação da banda Madre Terra 
Rodolfo Mazzotta, Beto Yamani, Endy Maghin e Vini Cousso

O grupo Madre Terra é um organismo ativo pela força da Sagrada Natureza, que faz da música uma poderosa ferramenta de conexão com a verdadeira essência.

Os integrantes da banda se conheceram no caminho do despertar espiritual, iniciando assim, um processo de cura e equilíbrio, no estudo mais profundo das práticas naturais ancestrais. Na união das forças da fé e das medicinas da floresta, a Madre Terra soma arte e espiritualidade, compondo músicas de conceito ritualístico, voltadas para experiências de meditação, terapias sonoras, vivências de Yoga e trabalhos que visam à expansão da consciência e o autoconhecimento. As diversas temáticas das canções abordam temas referentes à evolução, reflexão, propósito de vida e legado.

Através do encontro harmonioso entre os músicos e compositores Rodolfo Mazzotta, Beto Yamani, Endy Maghin e Vini Cousso, o grupo busca autenticidade e liberdade no processo de criação artística, tendo como característica principal, o experimentalismo sonora e a criatividade no desenvolvimento de arranjos específicos para cada ocasião, explorando intensamente a sensibilidade individual para a canalização de energias que chegam em forma de orações, mensagens positivas, mantras e cânticos sagrados, que são executados totalmente ao vivo, com instrumentos elétricos e orgânicos de diversos timbres, frequências e origens.

Facilitação e Coordenação:

  • Érica Regina de Sena Silva: graduada em Ciências biológicas e Gestão Ambiental, especialista em Tecnologia Ambiental, educadora ambiental e Coordenadora de projetos de Educação Ambiental da UMAPAZ-4;
  • André Luiz Moura Alcântara: Sociólogo com Especialização em Educação Ambiental pela FSP-USP e em Gestão Ambiental pela FEM-UNICAMP. Trabalha desde 1992 na PMSP e em SVMA desde 1993.
  • Maria Elizabeth Bueno Vasconcellos: Psicóloga (FMU),Coordenadora de Projetos de Educação Ambiental.• Mestra Miao You

Público: Público interessado
Vagas:  50
Dia: 13 de setembro de 2018, quinta-feira
Horário: 19h às 21h30

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições: aqui

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!