Curso Estudo da Família Orchidaceae

Programação para 2020

 

 

 

O Curso “Estudo da Família Orchidaceae” é aberto a munícipes em geral e funcionários públicos municipais interessados no tema e tem por objetivo fornecer subsídios técnicos sobre diversos aspectos relacionados ao reconhecimento e cultivo de orquídeas, visando à conservação desse grupo de plantas. Por meio de uma abordagem evolutiva e transdisciplinar, mostrar ao aluno que para compreender a grande diversidade e distribuição dessas plantas e outros seres vivos no planeta, é necessário pesquisar e avaliar as mudanças e condições ambientais ao longo do tempo geológico e os fatores que atuaram, inclusive o antrópico.
 

 

Temas Abordados:
identificação e morfologia de orquídeas – sistemática e abordagem das subfamílias botânicas – identificação dos gêneros mais conhecidos e cultivados no Brasil – cultivo de orquídeas relacionado aos seus hábitats – substratos, recipientes, adubação e locais de cultivo - formas de multiplicação – biogeografia das orquídeas - julgamento do grupo das Cattleyas e seus híbridos com base na geometria – características a serem avaliadas na escolha de plantas matrizes – identificação e formas de controle das principais pragas e doenças das orquídeas, com enfoque na teoria da trofobiose.

Coordenação:

  • Eng. Agr. Juscelino Nobuo Shiraki

Faciliatação:

  • Biol. Ana Maria Brischi
  • Geol. Gustavo Beuttenmuller
  • Eng. Agr. Juscelino Nobuo Shiraki
  • G. Ambiental José Francisco Armelin
  • Assist. Social Nilce Morais Pinto
  • Eng. Agr. Roberto Martin

Inscrições/Matrículas: As inscrições/matrículas serão online e abertas nas datas especificadas para cada turma programada (Ver quadro – Turmas 2019) a partir das 10h. Após o preenchimento das vagas será feita uma lista de espera para ocupar eventuais desistências de matriculados.

OBS.: A ausência injustificada do participante na primeira aula acarretará no seu desligamento da turma para inclusão do primeiro interessado da lista de espera. 

 

Curso gratuito

Vagas: Esgotadas

Certificado:  Receberá o Certificado de Participação o aluno que obtiver 75% de presença. O aluno poderá ter até 4 (quatro) faltas.

Opções de turma: Uma aula por semana

Período: Manhã: 9h às 12h
Tarde: 13h às 16h

Duração: 26 aulas (78 horas).

Material: Apostila do curso disponível aqui

Turmas 2020:

Turma nº Data da Matrícula Dias da semana Horário Início Término
42

22/06/2020 - SEGUNDA-FEIRA

(Atividade suspensa)

SEGUNDAS/QUARTAS/SEXTAS 9h às 12h 13/07/2020 11/09/2020
           

 

Em caso de dúvida, ligar para a Secretaria de Cursos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, através do telefone: 11 5908-3800.
Ou mande um e-mail para: cursosescolajardinagem@prefeitura.sp.gov.br

 

Local: Sede da UMAPAZ - Parque Ibirapuera - Av. Quarto Centenário, 1268
Pedestres: Portão 7A
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Como chegar na UMAPAZ

 

 Confira nossas redes sociais!