DESAFIOS PARA A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL NA CIDADE DE SÃO PAULO

Evento reuniu fabricantes, ongs e órgãos públicos para traçar um panorama das iniciativas da cidade e novas perspectivas

 

No dia 24 de setembro de 2009  a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, e a AES Eletropaulo promoveram o painel Desafios para a Mobilidade Sustentável na Cidade de São Paulo.

O evento , com objetivo refletir sobre o tema e mirar novos horizontes neste sentido, foi  composto por dois painéis: São Paulo e o Transporte Sustentável e Novas Perspectivas.

O primeiro painel apresentou um retrato do que já a cidade vem desenvolvendo nesse sentido, tendo entre as abordagens trólebus, novos híbridos, metrô, trens, hidrogênio e álcool no transporte público, bicicletas e infra-estrutura de energia.

O segundo painel retratou as novas perspectivas no setor, incluindo apresentações de empresas que atualmente investem no desenvolvimento de veículos elétricos, a atuação do poder público municipal em busca de incentivos ambientais e também uma proposta de implantação de um sistema de veículos compartilhados na cidade, em desenvolvimento.

Esta foi  a primeira de uma série de reflexões sobre mobilidade e meios de transporte em São Paulo, sempre à luz da Lei Municipal de Mudanças Climáticas. Sancionada em junho /2009, esta lei estabelece como meta para 2012 a redução de 30% das emissões de gases de efeito estufa na cidade.

 

O evento aconteceu no dia 24/09/2009, das 8h às 17h, no Espaço de Educação Corporativa da AES Eletropaulo, antiga garagem de bondes situada no Cambuci (Rua Otto de Alencar 153).

 

Acesse aqui o material apresentado durante o evento, cuja divulgação foi autorizada pelos respectivos autores (arquivos em  pdf )

 

Primeiro Painel:

Adirano Branco 

Demóstenes Barbosa - Eletropaulo

Epifani - CPTM

João Batista - Metrô (em breve)

Jorge Françoso  - Respira SP (em breve)

José Antonio do Nascimento - Eletra (em breve)

Marcos Correia Lopes - EMTU

Miriam Mesquita - Porto Seguro

 

Segundo Painel

Anderson Bressan  - Toyota (em breve)

Ismael Caetano   - VUM

Jose Goldemberg - varias instituições

Leonardo Cavalieri - FIat

 Manuelito -  SEMPLA (em breve)

Pietor Erber -  ABVE

Samir Nunes - Motor Z

Yochio Ito - Renault Nissan