Indicadores Ambientais e Gestão Urbana

Desafios para a sustentabilidade na Cidade de São Paulo

 


 

 

O século XXI se configura como o “século das cidades”, já que na sua primeira década, segundo dados da ONU, a população urbana mundial superou pela primeira vez a população rural.

Como protagonistas de sua história, novos desafios estão postos às cidades como o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas e a reestruturação do espaço pela vigência de novas dinâmicas econômicas e sociais. Neste contexto produzir, sistematizar e disponibilizar informações, de forma mais ampla possível a toda sociedade torna-se um compromisso dos administradores públicos, bem como uma importante ferramenta em busca da sustentabilidade urbana.

Em continuidade aos trabalhos desenvolvidos desde o início da década de 2000 é com satisfação que disponibilizamos agora aos gestores públicos, aos técnicos e estudiosos da cidade, bem como a todos os interessados a presente publicação: “Indicadores Ambientais e Gestão Urbana: Os desafios para a construção da sustentabilidade na cidade de São Paulo”, produzida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo, com o apoio técnico do Centro de Estudos da Metrópole – CEM.

A publicação ora disponibilizada representa o término de mais uma etapa de um processo contínuo e permanente na construção de indicadores socioambientais para a cidade de São Paulo, desde a publicação do Informe GEO Cidade de São Paulo, no final de 2004. Constitui-se também na continuidade de uma importante parceria firmada entre SVMA e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, no âmbito do processo GEO Cidades (Global Environmental Outlook).

 

 

Indicadores Ambientais e Gestão Urbana - Desafios para a sustentabilidade na Cidade de São Paulo (arquivo pdf - 20.554 KB)

 

* Arquivo em formato PDF. Para abrir, você precisa ter instalado em seu computador o programa Adobe Reader (ou similar), que pode ser adquirido gratuitamente pela Internet