Lições da árvore

 

 

Neste Caderno você vai encontrar a descrição do programa Lições da Árvore, tal como desenvolvido pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, de São Paulo (UMAPAZ); textos de apoio e, ao final, um diário, que poderá ser utilizado durante o seu próprio percurso de ensino-aprendizagem.

O objetivo do programa Lições da Árvore é promover o encontro entre seres
humanos e árvores, de modo que possamos aprender sobre a sua existência, suas  contribuições e relações na teia da vida. 

Cada árvore, como ser vivo, integrante da comunidade da vida, pode estar em relação com os seres humanos num processo de ensino-aprendizagem. Esse processo passa pelo conhecimento científico e cultural acumulado sobre as espécies e suas relações e, também, pelas percepções resultantes do contato direto entre o ser humano e o ser arbóreo. Um programa como esse não seria necessário se as pessoas pudessem conviver  de perto com as árvores, acompanhar seu crescimento, subir em seus galhos e ouvir sua conversa, mas nas cidades isso tem ficado cada vez mais difícil. Para recuperar essa boa relação, é preciso resgatar a intimidade, o contato com as árvores em geral, e propomos iniciar essa relação com uma árvore em particular, da sua escolha e da escolha de cada um dos participantes do programa.

Você e os demais participantes, em grupos de no máximo 20 para cada
facilitador, tem de ter disponibilidade de participar de quatro encontros, com três horas cada um, e algum tempo para realizar pesquisas individuais em livros e/ou na internet entre os encontros. A idéia principal é que você e cada participante escolham uma árvore no ambiente de ensino-aprendizado e, relacionando-se com ela, passe por 4 estágios:

• o uso do seu aparelho sensorial – visão, audição, olfato e toque – no
conhecimento da árvore escolhida;
• a compreensão dos serviços ambientais que a árvore oferece à teia da
vida no planeta;
• o conhecimento da família da árvore escolhida, seu pertencimento a um
bioma e relação com outros seres.
• o conhecimento da participação da árvore na literatura e na arte, como
expressão da relação entre a árvore e os seres humano

Arquivo (pdf)