Grupo de trabalho discute Mata Atlântica

Técnicos e especialistas revisam linha do tempo para finalizar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
No dia 4 de setembro, membros do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) estiveram reunidos para revisar as etapas concluídas e definir os próximos passos. Os presentes pediram prioridade para a aprovação, tendo em vista a urgência de ações serem postas em prática de imediato. O professor Ricardo Sartorello, da Universidade de Mogi das Cruzes, apresentou no encontro o tema Ecologia da Paisagem, com métricas utilizadas na definição das áreas prioritárias a serem preservadas na cidade.

Participaram representantes de diversos setores da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), como Departamento de Controle Ambiental (DECONT), Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE), Departamento de Planejamento Ambiental (DEPLAN), Departamento de Gestão Descentralizada (DGD) e Universidade Aberta de Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), braço de educação ambiental da SVMA.

No início, foi apresentada uma linha do tempo, estabelecida em 2015, com as metas alcançadas até o momento. A diretora da Divisão Técnica de Unidades de Conservação e Proteção à Biodiversidade do Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE 8), Anita Martins, ressaltou a importância do PMMA para a cidade e sua urgência de finalização, para que as ações do projeto possam ser iniciadas. Rosélia Mikie Ikeda, atual diretora do Departamento de Planejamento (DEPLAN G), e Hélia Maria, diretora da Divisão Técnica de Planejamento (DEPLAN 1), pediram prioridade ao projeto dos Corredores Ecológicos.