Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente realiza oficinas de mapeamento de vegetação da Mata Atlântica

Encontros fazem parte do processo de elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA)

Fotos: Joca Duarte

Para dar continuidade no processo de construção do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), está organizando oficinais internas com técnicos da prefeitura para discutir o assunto.

Nesta etapa ocorrem as oficinas de mapeamento, em que o grupo técnico que desenvolve o PMMA está trabalhando na elaboração do mapa dos remanescentes de vegetação de Mata Atlântica.

Segmentado por regiões (Norte, Sul, Leste e Oeste), os técnicos da Prefeitura e profissionais convidados, por meio de recursos informatizados, fazem o reconhecimento de áreas mapeadas, trocam informações e sugestões. A série de oficinas começou em 22 de setembro. Já ocorreram quatro encontros e ainda estão previstos dez para a finalização dos trabalhos, prevista para meados de outubro.

Após a construção do mapa, o grupo técnico de elaboração do PMMA e a comissão especial do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES), criada especialmente para acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, farão uma avaliação de conteúdo do plano. Esta avaliação será feita por meio de dinâmica de grupo, se desdobrando em outras etapas de diagnóstico, para identificar os pontos fortes e pontos fracos da questão socioambiental do município (Análise SWOT - ferramenta utilizada para fazer análise ambiental). .

Para o final de 2015, está prevista a finalização do mapa de áreas estratégicas e apontamentos para a conservação, bem como um plano de ação para a gestão socioambiental do município de São Paulo.

O Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) foi instituído no artigo 38 da Lei da Mata Atlântica (11.428), de dezembro de 2006 para direcionar e possibilitar a atuação proativa dos municípios pela conservação e recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica.