SVMA anuncia elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de São Paulo

Com desenvolvimento previsto no Plano Diretor da cidade, anúncio acontece na próxima quarta (21)

Na próxima quarta-feira (21), a partir das 9h30, a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), em parceria com as Secretarias de Desenvolvimento Urbano e de Coordenação das Subprefeituras, anunciará a elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) da cidade de São Paulo.

O evento será no Parque Trianon e contará com a presença dos secretários municipais Wanderley Meira do Nascimento, do Verde e do Meio Ambiente, Fernando de Mello Franco, de Desenvolvimento Urbano, e Ricardo Teixeira, de Coordenação de Subprefeituras. Durante a programação será assinado o Termo de Cooperação Técnica com a Fundação SOS Mata Atlântica, que no ato de assinatura será representada pelo seu presidente, Pedro Passos.

As diretrizes do processo de construção do Plano foram definidas pela Prefeitura de São Paulo, através de um Grupo de Trabalho Intersecretarial coordenado pela SVMA e com a participação das pastas de Desenvolvimento Urbano e de Coordenação das Subprefeituras. Com desenvolvimento previsto no novo Plano Diretor Estratégico (PDE) do município, sancionado em 2014, o PMMA deve apontar ações prioritárias e áreas para a conservação, manejo, fiscalização e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica, baseando-se no mapeamento dos remanescentes existentes no município.

O Plano também será capaz de fornecer subsídios ambientais para a manutenção da Reserva da Biosfera e para outros planos e programas de ação da capital, como, por exemplo, as políticas públicas derivadas do Plano Municipal de Saneamento Básico, do Plano de Bacia Hidrográfica, do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário e do próprio PDE.

Participação social

Vale destacar que o processo de construção do PMMA se dará de forma transparente e participativa, por meio de oficinas e encontros públicos com os munícipes. O Plano será desenvolvido por meio de uma Comissão Especial criada dentro do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES), contando com representantes do poder público, da iniciativa privada, do terceiro setor e da sociedade civil.

Qual a importância dos PMMA’s?

No Brasil existem 3.410 municípios ocupando total ou parcialmente a área da Mata Atlântica, que depois da Floresta Amazônica é o bioma mais rico em biodiversidade do planeta. Devido a sua situação atual de fragmentação e degradação, decorrente da falta de planejamento, intensidade da ocupação e uso não sustentável dos recursos naturais, é impossível visualizar sua conservação e recuperação sem a contribuição efetiva dos municípios.

O município de São Paulo está totalmente inserido onde antigamente era domínio do bioma Mata Atlântica. Hoje a cidade possui 1.502 km² e cerca de 40% deste território possui cobertura vegetal que necessita proteção e preservação por oferecer diversos serviços ambientais, como a manutenção do ciclo hidrológico, fertilidade do solo, proteção das áreas de risco, produção e limpeza da água, manutenção da qualidade do ar, sequestro de carbono, equilíbrio climático e proteção da diversidade biológica da fauna e da flora.

Serviço:
Anúncio da elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de São Paulo
Data e horário: 21/01, a partir das 9h30
Local: Parque Trianon - Altura do nº 1700 da Av. Paulista

Programação do evento:

09h30 | Abertura
10h30 | Apresentação do Coral da Guarda Civil Metropolitana
11h30 | Assinatura do Termo de Cooperação Técnica e fala dos representantes do poder público e da Fundação SOS Mata Atlântica
12h00 | Apresentação musical - Cantor Rafael Emílio
>> Almoço com Food Trucks e Produtos da Rota do Cambuci <<