Por que preservar?

Com mais de 1.500 Km², a cidade de São Paulo está inserida no bioma da Mata Atlântica, que ocupa, aproximadamente, 40% do território paulistano.

A preservação e a recuperação do bioma são de grande importância para todos nós, pois contribuem diretamente para a melhora na qualidade de vida da população. Alguns exemplos destes benefícios são a manutenção do ciclo hidrológico, a fertilidade do solo, a proteção das áreas de risco, a produção e a limpeza da água, a manutenção da qualidade do ar, o sequestro de carbono, o equilíbrio climático e a proteção da diversidade biológica da fauna e da flora.

Reduzida a aproximadamente 7,84% de sua área original, a Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados de extinção do mundo e, por isso, é considerado um hotspot, uma área natural com elevado grau de devastação e fragmentação, cujos fragmentos abrigam espécies raras de animais e plantas, e deve ser prioritariamente conservada.

O cuidado com a Mata Atlântica se torna ainda mais importante quando sabemos que muitas das espécies existentes no bioma são endêmicas, ou seja, são animais ou plantas que não existem em nenhum outro lugar do mundo.

Glossário SVMA

Hotspot
Uma área hotspot é um ambiente com alta biodiversidade, ou seja, rico em número de espécies, e altamente ameaçado pela ação do homem na natureza. No Brasil, a Mata Atlântica e o Cerrado são considerados Hotspots, pois sofreram grandes perdas de habitats, com isso, possuem um alto risco de desaparecer.

Bioma
Um bioma é uma formação planta-animal que forma no todo um ambiente com características similares, podendo ser reconhecido e identificado regionalmente. No Brasil existem seis biomas: Cerrado, Amazônia, Pantanal, Caatinga, Pampa e Mata Atlântica.