Secretaria do Verde e do Meio Ambiente publica o Inventário da Fauna Silvestre 2022

Levantamento é realizado desde 1993 e orienta ações de proteção à biodiversidade da capital

A Divisão da Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente registrou em inventário 1334 espécies no município de São Paulo em 2022, 28 a mais que no ano passado. A publicação constatou um total de 522 animais invertebrados, entre eles 331 lepidópteras – borboletas e mariposas. Os animais vertebrados somaram 812 espécies, com 51 peixes, 88 anfíbios, 55 répteis, 510 aves e 108 mamíferos.

O programa intitulado “Inventário e Monitoramento da Fauna Silvestre do Município de São Paulo” é realizado pela Prefeitura desde 1993 e busca o conhecimento, monitoramento e sistematização das informações sobre os animais silvestres em parques e demais áreas verdes estratégicas da cidade.

“Conhecer quais espécies de animais ocorrem, onde esses animais vivem, bem como compreender a dinâmica da fauna ao longo do território e do tempo, são essenciais para planejarmos uma cidade que concilie a convivência de todos os seus habitantes, humanos ou não. Estudos preveem que em 2050 mais de 70% da população mundial viverá nas cidades, sendo assim, as soluções para a tão necessária conservação da biodiversidade deverão incluir o planejamento e a construção de cidades biodiversas. Por meio de ações transformadoras, é possível superar a mentalidade na qual as cidades são vistas como uma ameaça à biodiversidade”, afirma a bióloga da Divisão da Fauna Silvestre, Anelisa Magalhães.

Foram catalogadas 223 espécies ameaçadas de extinção, ou seja, 16,7% do total documentado, indicando a necessidade de se ampliar o trabalho para a conservação e a elaboração dos planos de manejos das áreas verdes para a qualidade ambiental.

A publicação anual dos dados dos inventários integra a Meta 66 do Programa de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo que, vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, orientará os programas e ações comprometidos com a proteção da biodiversidade existente na cidade nos próximos anos.

O Inventário da Fauna Silvestre – 2022 segue o formato digital e editável, sendo mais dinâmico e versátil, visando atender as necessidades dos servidores, estudantes, pesquisadores e público em geral.

Confira a publicação do Inventário aqui.