Divisão de Produção e Herbário Municipal adquire novas espécies de mudas

Foram compradas 150 mudas de 43 espécies nativas da cidade em visita ao interior paulista

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) realizou uma ida ao Sitio Frutas Raras, localizado em Campina do Monte Alegre, a mais de 200km da capital. O objetivo dessa jornada foi a compra de 150 mudas de 43 espécies nativas da cidade de São Paulo para a formação no Viveiro Harry Blossfeld (VHB) de matrizes - árvores maduras que fornecem sementes para produção de mudas.

“Esse acréscimo de novas espécies é muito importante para a conservação da biodiversidade paulistana. Entre elas vale ressaltar a Araticum-mirim (Annona emarginata), gabiroba-verde (Campomanesia adamantium), gabiroba (Campomanesia schlechtendaliana), caimbauva (Coccoloba cordata), pitanga-acerola (Eugenia burkartiana), guapi-nhem-mirim (Eugenia ligustrina), quamuquá (Plinia anonyma), curriola-mirim (Pouteria reticulata) e mucitaíba (Zollernia ilicifolia), que são encontradas no município de São Paulo, mas não são de ocorrência comum nas matas, o que torna a aquisição delas um incremento importante para as matrizes. Além disso, com exceção da mucitaíba (Zollernia ilicifolia), produzem frutos comestíveis, podendo no futuro serem uma opção para produtores rurais que queiram investir na formação de pomares com espécies locais”, afirma Guilherme Brandão, engenheiro agrônomo do Viveiro Harry Blossfeld.

Esta visita foi acompanhada de Helton Josué, frutólogo e coordenador do Projeto Colecionando Frutas. Também foram adquiridas algumas lianas, que é o termo técnico usado para os cipós, e têm um importante papel ecológico. Por exemplo: içu (Hyperbaena oblongifolia), fava de arara (Callichlamys latifólia), guaiaqui (Dicella nucifera) e maracujá de suco (Passiflora edulis).

Situado no Parque CEMUCAM, em Cotia, o VHB é o viveiro responsável pela produção de mudas de árvores para toda o município. Confira mais informações sobre os viveiros neste vídeo no YouTube.