Parque Buenos Aires completa aniversário

O tradicional parque da Avenida Angélica traz uma programação especial para a data

O Buenos Aires, localizado na região centro-oeste da cidade, completa 109 anos no próximo sábado (24). Criado em 1913 como uma praça, passou a ser parque em 1987. A área verde tem uma grande importância para o bairro de Higienópolis e está situada no coração da Avenida Angélica. Projetado pelo arquiteto e paisagista francês Joseph-Antoine Bouvard, a ideia de sua construção era preservar a vista do Vale do Anhangabaú. O projeto original previa uma elevação central com mirante, onde foram instalados um telescópio e um espelho d’água.

O espaço conta com 18.755 m² de área e abriga estruturas como a do “Veado Atacado” e a do “Leão Atacado”, ambas vindas da França e esculpidas em bronze, a “Mãe” de Caetano Fraccaroli, esculpida num só bloco de mármore (1964), o “O Tango”, de Roberto Vivas, em bronze e granito (1996), e uma cópia em bronze da “Emigrantes”, de Lasar Segall.

O parque comporta uma área para apresentações culturais chamada “Praça das Mães”, um gramado para piquenique, playground, aparelhos de ginástica e um cachorródromo (cercado para cães), espaço para contemplação, caminhadas e relaxamento, passeio, estares e sanitários. Há acessibilidade nos equipamentos de ginástica, sanitários, entrada do parque e áreas de circulação. Em 1992 o local foi tombado pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo).

Para a comemoração de aniversário, o parque preparou uma programação especial para a data.

No dia 24/09 

10h30 - Aula de Radio Taissô - Profº Maria José
11h - Espetáculo Carlos Felipe em apuros - Cafi Otta
13h - Espetáculo Gari Muccioloco - Pedro Muccioloco
14h - Show Regiões - Secretaria da Cultura: Coruja em cena
15h - Apresentação de rock - School of rock

Dia 25/09 

10h30 - Aula de Lian Gong - Profº Marcos Amado
11h - Grupo Vocal Poucas e Boas - Regente: Dani Mattos
13h - Oficina de terrários e pluviômetros - UMAPAZ: Romã Meirelles
14h - Apresentação de Violino – Bruno Krag
14h30 - Brincadeira com Bolhas de sabão- Bubbles.SP
15h30 - Espetáculo circo - Secretaria da Cultura: Cola Show
Colocação da placa do Parceiro Hospital Sabará no Playground

A área verde conta com uma rica flora, já foram registradas 80 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção o palmito-jussara, o jequitibá-rosa, o pau-brasil e o pinheiro-do-paraná. A vegetação é composta por bosque heterogêneo, áreas ajardinadas, alamedas e gramados. Em sua fauna, foram catalogadas 57 espécies, sendo 50 aves (como o tico-tico, sabiá-laranjeira e pardal), duas de mamíferos (gambás-de-orelha-preta e saguis), uma de molusco, duas de insetos e outras duas de aranhas.