SVMA recebe o São Paulo Life-Lab no Parque Linear Consciência Negra para troca de conhecimentos entre especialistas europeus e latino-americanos

Encontro reuniu mais de 50 participantes para fortalecer a cooperação internacional em soluções baseadas na natureza e na restauração de ecossistemas urbanos

Representantes da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) estiveram reunidos entre os dias 25 e 27 de maio em torno da conferência promovida pelo projeto CONEXUS. Liderada pela Universidade de Sheffield, no Reino Unido, a iniciativa visa produzir conhecimento transdisciplinar e acessível sobre como restaurar ecossistemas naturais e melhorar a qualidade de vida nas cidades e em seus arredores por meio de soluções baseadas na natureza - SBN (NBS, na sigla em inglês).

O encontro foi realizado em São Paulo, com organização da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) e da SVMA, e contou com participantes da Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Escócia, Inglaterra, Itália, Alemanha, Espanha, Chile, entre outros. 

Plenária na Universidade de São Paulo


A ideia é reunir a contribuição de diferentes pessoas e organizações, incluindo comunidades locais, empresas privadas, autoridades municipais, organizações não governamentais e universidades para abastecer a pesquisa e cocriar SBN adequadas ao contexto para restauração de ecossistemas e urbanização sustentável em cidades, usando uma abordagem baseada no contexto local e em conjunto com a população. Uma das ferramentas utilizadas são os 'Life-Labs': pilotos de restauração de ecossistemas urbanos e periurbanos em cidades da Europa e América Latina.

A programação incluiu oficina voltada para o SP Life-Lab, realizado no Parque Linear Consciência Negra, zona leste de São Paulo, sob gestão da SVMA. Diferentes atores locais, incluindo a própria Secretaria, a Subprefeitura Cidade Tiradentes, a USP, a rede Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI), o ICS, a COHAB, a Secretaria Municipal da Saúde e comunidades locais, participaram da visita técnica e das oficinas que geraram sugestões para a cocriação de propostas para o parque e a futura ampliação da área, com a implantação do Parque Cabeceiras do Itaquera.

 

Mais de 50 participantes estiveram envolvidos no evento

Oficinas com a participação do poder público, entidades da sociedade civil, acadêmicos e a comunidade local


Visita ao Parque Linear da Consciência Negra incluiu trilha pelas áreas verdes, possibilitando avistar o terreno do futuro Parque Cabeceiras do Itaquera

Nos dois dias que se seguiram, após a experiência imersiva no Parque Linear Consciência Negra, as reflexões dos especialistas foram apresentadas em plenária, como contribuição aos trabalhos que serão realizados pela Prefeitura no local.

“Destacamos a importância da atuação conjunta entre governo, governo local, academia e sociedade civil na formulação de propostas para o enfrentamento das questões ambientais, enriquecidas pelas experiências de outras cidades da América do Latina e da Europa”, comentou Rosélia Mikie Ikeda, coordenadora de Planejamento Ambiental da SVMA.

Como resultado, será compilado um documento com diretrizes para a implementação de soluções baseadas na natureza, seguindo três frentes: Governança e Gestão; Sustentabilidade Ambiental; e Serviços Ecossistêmicos. Também será instalado um sistema de monitoramento de serviços ecossistêmicos para compreender como o parque contribui com a população local e com a cidade como um todo. O projeto é financiado pela Comissão Europeia e, em São Paulo, pela FAPESP.

“O evento foi um fórum de aprendizado compartilhado por todos os integrantes do consórcio internacional e um marco importante para o progresso do projeto. As diretrizes foram cocriadas por especialistas da academia, governo e terceiro setor de todos os países participantes, sob a supervisão do Laboratório Vivo Florestas Funcionais da Cidade de São Paulo”, explicou Giuliano Locosselli, coordenador do projeto de pesquisa pela FAPESP.