Parque Chácara das Flores faz aniversário de 19 anos

Espaço na zona leste foi criado para preservar seus lagos, nascentes e a mata nativa que se encontrava em estado de regeneração

Um importante reduto de preservação da natureza na zona leste de São Paulo – este o Parque Chácara das Flores na região do Itaim Paulista, que está completando 19 anos de sua criação. A área pertencia originalmente a uma fazenda e suas edificações foram mantidas e restauradas. Um destaque importante é a antiga olaria, que embora já não fabrique mais tijolos e telhas, continua atraindo a atenção de muitos visitantes. Ela contribuiu bastante com o desenvolvimento de nossa capital, que no século passado consumia muitos materiais de construção, como pedregulhos e areia.

O espaço abriga uma grande área verde, com lagos, nascentes e mata nativa, que no fim do século passado estava em estado de regeneração e agora ér preservada. A região é cortada por seis córregos no sentido norte-sul, que desaguam no Rio Tietê: Itaquera-Itaqueruna, Água Vermelha, Lajeado, Itaim, Tijuco Preto e Três Pontes.

A infraestrutura do Parque inclui uma quadra poliesportiva, um galpão coberto para jogos, playground, deck para contemplação, pátio de descanso, trilhas, pista de cooper e caminhada, aparelhos de ginástica e sanitários – todos acessíveis.

Já foram registradas 99 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção o cedro e o pau-brasil. Destacam-se o angico, o angico-vermelho, o bambu-chinês, o bambu-gigante, o bambu-imperial, a espatódea, o grumixama, o jerivá, o noz-pecã, o pau-ferro, o pau-jacaré, a sibipiruna, o tapiá-guaçu e a uva-japonesa. Em relação à fauna, foram catalogadas 47 espécies, sendo 25 de insetos, uma aranha, um mamífero (sagui-de-tufo-preto) e 19 aves, como sabiá, beija-flor, coruja, gavião-peneira e o periquito-rico.