Divisão de Gestão de Unidades de Conservação (DGUC) promove curso de Meio Ambiente para funcionários terceirizados dos parques naturais municipais

Cerca de 70 vigilantes já participaram da atividade. Objetivo é qualificar a atuação nos PNMs

 

As equipes de vigilância dos quatro Parques Naturais Municipais – PNMs (Bororé, Itaim, Jaceguava e Varginha) participaram no início deste mês de um curso sobre o Meio Ambiente. Foram aproximadamente 70 funcionários terceirizados, que trabalham tanto durante o dia, como à noite, e receberam um treinamento com o objetivo de fortalecer o monitoramento, a prevenção, proteção, conservação e interação com os visitantes das UCs (Unidades de Conservação).

Entre os temas do curso estão a organização institucional interna da SVMA e a relação institucional junto aos parceiros da Prefeitura e da sociedade. Também foram compartilhados detalhes sobre as UCs, os ecossistemas, a vegetação, a flora, a fauna e dados georreferenciados. Além disso, foram disseminadas como devem ser as atuações no dia-a-dia e em ocorrências dos Parques Naturais, a importância em se registrar dados de visitação, o regulamento dos PNMs, os termos de ciência e risco e a conduta de cada profissional.

Este curso também será oferecido às demais Unidades de Conservação, como o PNM Fazenda do Carmo e a RVS Anhanguera. Todos receberão certificados de conclusão.

A qualificação das equipes é importante para contribuir na formação e atuação dos vigilantes nas áreas naturais protegidas com usos restritos à pesquisa científica, educação ambiental, áreas de lazer e contato com a natureza, além do turismo ecológico. Eles incorporarão definições e conceitos ambientais para o bom desenvolvimento de suas atividades.

Este tipo de curso tem previsão de ocorrer anualmente e também conforme a necessidade e renovação das equipes, com a atualização dos procedimentos internos. Os ensinamentos serão executados no trabalho do dia a dia. Todo o conteúdo do curso foi elaborado para a melhor forma de prevenir, educar e atuar na vigilância do bem ambiental dos Parques Naturais - de uma forma didática e direcionada para a melhor compreensão dos vigilantes.