#VemPassarinhar acontece no Parque Natural Municipal Jaceguava

Atividade marca o Big Day, quando países e cidades de todo o mundo realizam a observação de aves

Ao final de cada mês, o #VemPassarinhar ocorre em diferentes áreas verdes do município. Em outubro, a agenda foi antecipada (estava prevista para o dia 26) para o próximo sábado (19), por uma nobre causa: acompanhará o Big Day, evento mundial de observação de aves. Graças à rica avifauna, o Parque Natural Municipal (PNM) Jaceguava foi o local escolhido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) para esta edição. Lá, a Divisão da Fauna Silvestre (DFS) já registrou 109 espécies diversas, como bacurau-tesoura, juriti-pupu, uru e tiririzinho-do-mato.

O ponto de encontro será na sede do parque, com saída a campo marcada para as 7h. Às 9h30, acontece o café participativo – por isso, não esqueça de contribuir, levando comida ou bebida. Em seguida vem o Papo de Passarinho, palestra que, nesta edição, será conduzida pelo engenheiro agrônomo Renan Alibertti (SVMA). O tema a ser apresentado é O processo de criação dos Parques Naturais na cidade de São Paulo.

Fruto de parceria entre a Divisão da Fauna Silvestre da SVMA, SAVE Brasil e Instituto Butantan, o #VemPassarinhar é uma forma de contribuir com a conservação de aves no mundo inteiro, já que as espécies avistadas são registradas por meio do aplicativo e-Bird. Para o passeio-avistamento, os técnicos recomendam o uso de roupas leves, calçados confortáveis e, se possível, portando binóculos e/ou máquinas fotográficas para aproveitar ao máximo o momento. A observação amadora de aves pode ser praticada por pessoas de todas as idades e traz uma série de benefícios à saúde e ao bem-estar.

Big Day Brasil
O Big Day é um evento mundial organizado anualmente pela Universidade de Cornell (NY), cujo objetivo é promover uma competição saudável entre os países, a fim de registrar o maior número possível de aves em um só dia. A cidade de São Paulo prepara o Big Day Sampa com atividades simultâneas em alguns pontos do município, além desta agenda no PNM Jaceguava. Integram essa agenda o Parque Municipal Linear Tiquatira, o Parque Ecológico do Tietê, o Instituto Florestal (área administrativa do Horto Florestal) e o Instituto Butantan.

Agenda #VemPassarinhar no PNM Jaceguava
Data: 19 de outubro (sábado)
Horário: 7h
9h30 – Café participativo
10h – Contagem das espécies pelo aplicativo e-Bird
10h30 – Papo de Passarinho: “O processo de criação dos Parques Naturais na cidade de São Paulo”, com o engenheiro agrônomo Renan Alibertti (SVMA)
Local: Av. do Jaceguava, próximo ao nº 1000 – Jaceguava
Ponto de encontro: sede do PNM Jaceguava

Agenda #VemPassarinhar Parque Municipal Linear Tiquatira
Data: 19 de outubro (sábado)
Horário: das 7h às11h
Local: Av. Governador Carvalho Pinto, s/n
Ponto de encontro: em frente à sede administrativa (galpão)

Agenda #VemPassarinhar Parque Ecológico do Tietê
Data: 19 de outubro (sábado)
Horário: das 7h às11h
Local: Rodovia Parque, 8054 - Vila Santo Henrique, São Paulo
Ponto de encontro: rotatória da portaria nº 1

Agenda #VemPassarinhar Parque Estadual Alberto Löfgren
Data: 19 de outubro (sábado)
Horário: das 7h às11h
Local: Av. Luís Carlos Gentile de Laet, 553 – Horto Florestal
Ponto de encontro: próximo à guarita de entrada

Agenda #VemPassarinhar Instituto Butantan
Data: 19 de outubro (sábado)
Horário: das 7h às11h
Local: av. Vital Brasil, 1500 - Butantã
Ponto de encontro: em frente ao Museu Biológico

Fotos: Anelisa Magalhães (foto 1 - Tiririzinho-do-mato, e foto 3 - Bacurau-tesoura); Marcos Kawall (foto 2 - juriti-pupu).