Parque Buenos Aires celebra 106º aniversário

Arte com fundo azul-claro e a figura de um casal dançando tango à direita. À esquerda, está o nome "Parque Municipal Buenos Aires" e, ao centro, as informações "106 anos | set 2019 | sábado - 21/09 | domingo - 22/09".
Quem conhece o Parque Buenos Aires, um dos mais longevos parques municipais da capital, sabe que esta bela área verde respira arte. Adornado por três esculturas clássicas – Mãe, de Caetano Fraccarolli, O Tango, de Roberto Vivas e Emigrantes, de Lasar Segall –, o espaço é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP) desde 1992. Pensando nisso, a agenda de festejos do 106º aniversário está repleta de atividades culturais e esportivas entre os dias 21 (sábado) e 22 (domingo).

Entre os belos exemplares de ipê-amarelo, pitangueira e pau-brasil – este último ameaçado de extinção –, os participantes podem dedicar parte do primeiro dia da comemoração aos exercícios físicos. Às 10h, o Sesc (um dos parceiros do evento) promove uma Aula de Reeducação Postural a quem busca ampliar a consciência corporal e melhorar sua movimentação. Já na Arena Esportiva, as práticas em circuito são oferecidas das 10h às 12h.

Ainda no sábado, o Grupo Baobá reflete sobre a trajetória da vida por meio da contação d’A História de um Rio, às 10h. Durante a Oficina de Ecoarte, recomendada ao público com idade a partir de 7 anos, a artista plástica Adriana Drummond ensina a confecção de tintas com pigmentos naturais encontrados no local e propõe a utilização deste material para a pintura sobre papel e tecido com inspiração na paisagem do parque.

Quem deseja curtir o domingo ao lado do melhor amigo de quatro patas pode participar da Palestra sobre Saúde Animal seguida pelas Atividades de Agility e Circuito, que acontecem às 10h. Em seguida, a Trupe Pé de Histórias realiza uma encenação do Conto dos Pássaros, inspirado no livro Mil Pássaros pelos Céus, de Ruth Rocha. Em homenagem ao parque, está programada uma apresentação de Tango, dança tradicional argentina, para as 13h.

A celebração se encerra com um Roteiro Botânico guiado pela equipe de educação ambiental do Buenos Aires, momento ideal para que os frequentadores conheçam melhor a flora do espaço, celebrem o início da primavera e, quem sabe, possam ver de perto algumas das espécies de fauna que vivem no local, como periquito-rico, pica-pau-de-cabeça-amarela e gambá-de-orelha-preta.

Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os interessados, sem exigência de inscrições prévias: basta chegar e se divertir! Confira a programação completa:

21/09/2019 (sábado)

Aula de Reeducação Postural – Sesc
Horário: das 9h às 10h
Local da atividade: Praça das Mães

Arena Esportiva – Sesc
Horário: das 10h às 12h
Local da atividade: Gramado Central

Contação de Histórias: A História de um Rio – Grupo Baobá
Horário: às 10h
Local da atividade: Praça das Mães

Oficina de Ecoarte com Adriana Drummond
Recomendada ao público com idade a partir de 7 anos
Horário: às 14h
Local da atividade: Praça das Mães

Musicalização infantil e Rock Experience – School of Rock
Horário: às 15h30
Local da atividade: Praça das Mães

22/09/2019 (domingo)

Hatha Vinyasa com o professor Ciro Castro – Projeto Yoga na Rua
Horário: às 9h
Local da atividade: Praça das Mães

Hatha Yoga com a professora Veridiana Carvalho – Projeto Yoga na Rua
Horário: às 10h30
Local da atividade: Praça das Mães

Mat Pilates com o professor Jaciê
Horário: às 10h
Local da atividade: Praça do Tango

Palestra sobre saúde animal + Atividades de agility e circuito – Petz
Horário: às 10h
Local da atividade: Parcão

Encenação do Conto dos Pássaros – Trupe Pé de Histórias
Horário: às 11h
Local da atividade: Palco do Gramado Central

Projeto Tango na Rua
Horário: às 13h
Local da atividade: Palco do Gramado Central

Roteiro Botânico do Parque Buenos Aires
Horário: às 14h30
Ponto de encontro: Portão da Avenida Angélica

SERVIÇO
Parque Buenos Aires
Endereço: Avenida Angélica, 1500 – Higienópolis
Informações: (11) 3666-8032