Confira a programação de férias nos parques municipais

Fotografia de uma criança correndo da direita para a esquerda em uma área verde. O menino está de costas, tem cabelos castanhos, veste blusa de manga longa azul-bebê, e calça e sapatos azuis-escuros. À esquerda, estão os dizeres "Férias nos Parques" aplicados em letras brancas.
O mês de julho é reservado aos preciosos momentos de descanso e lazer, fundamentais para renovar as energias para o segundo semestre do ano. É também nesta época que surge a principal dúvida de pais e responsáveis: o que fazer para gastar as energias das crianças e construir boas memórias deste período? Inclusive para quem não pretende viajar e procura por atividades em São Paulo, uma boa opção está na programação oferecida pelos parques municipais em todas as regiões da cidade.

Aos mais aventureiros, o Parque Shangrilá oferece trilha monitorada de segunda a sexta, durante todo o mês de julho. O tempo estimado para o trajeto é de 30 minutos e há alguns pontos de parada com diferentes objetivos: introduzir a atividade com um pequeno histórico do parque; apresentar a flora nativa; visitar o ponto de avistamento de aves e outros animais da fauna local; e expor conceitos de conservação da água e do solo por meio de ferramentas como minhocário, viveiro e horta mandala. Em datas comemorativas – como o Dia do Engenheiro Florestal, Dia de Proteção às Florestas e Dia Mundial de Proteção aos Manguezais –, as trilhas são temáticas.

O percurso se encerra com uma oficina de confecção de mudas em caixas de leite. As mudas vêm do viveiro, ou podem ser retiradas durante a trilha, enquanto o substrato utilizado é resultado de processo de compostagem, roçagem e poda do parque. A única exigência é estar calçado: para participar, basta chegar ao parque no horário em que a atividade acontece – sempre a partir das 14h30, com a última saída às 16h30 – ou agendar previamente pelo telefone do parque com a estagiária Milena, sempre no período da tarde.

Já no Parque dos Eucaliptos, a programação possui o tema Protetores da Natureza, em valorização ao folclore brasileiro, e oferece contações de histórias além das trilhas. Também na Zona Sul da capital, o Planetário do Ibirapuera recebe a sessão especial e gratuita Homem na Lua – em comemoração aos 50 anos da missão Apollo 11, da NASA, que levou astronautas pela primeira vez ao satélite – nos dias 20 e 21 de julho (sábado e domingo), das 17h às 18h. No mesmo horário, a projeção é exibida também no Planetário do Carmo, localizado na Zona Leste, no dia 20 (sábado). A atividade é recomendada para o público com idade a partir de 5 anos e, para conferir, é só garantir os ingressos no site da Ticket Fácil.

Outro destaque está na programação do Parque Buenos Aires, ideal para os amantes de um dos tipos das artes plásticas. Entre os dias 16 e 17 de julho (segunda e terça), das 10h às 12h, é possível participar de uma oficina de aquarela, que introduz esta técnica de pintura sobre papel para jovens e adultos com inspiração na paisagem do parque. Das 14h30 às 16h30, os participantes com idade a partir de 7 anos podem comparecer à oficina de Eco Arte para confeccionar tintas com pigmentos naturais encontrados no local e, em seguida, utilizar a tinta para pintura em papel e tecido.

Por fim, o Parque Anhanguera, implantado na Zona Norte, oferece a trilha ecológica sempre às quintas-feiras, às 9h30, com objetivo de aproximar a comunidade da natureza, promover sua preservação e mostrar o impacto positivo deste contato para os seres humanos. O percurso estimado é de 60 minutos e conta com algumas paradas para que sejam feitas breves explicações sobre locais atrativos do parque, como Jardim Medicinal, Trilha de Mountain Bike, Jardim das Borboletas, Orquidário e Horta, e também de um conjunto de notáveis espécies da vegetação local: quaresmeira, flor-de-abril, paineira, pau-brasil, aroeira-mansa, jerivá e goiabeira.

Confira a programação completa.