Dia Mundial da Água é comemorado nesta sexta

 Fotografia do fundo do oceano, de dentro de uma espécie de gruta em que uma abertura em forma de coração dá vista para a água. À esquerda, está a frase: "22/03 - Dia Mundial da Água"
Quem gosta de cinema já deve ter visto o agente 007, James Bond, lutar contra um falso ambientalista, o empresário Dominic Greene, no 22º filme da franquia, Quantum of Solace. Bem, o agente britânico descobre que o vilão quer sabotar um país latino-americano (a Bolívia), tomando dela toda a água potável. O filme explora as situações que provocam sua falta (desmatamento, mudanças climáticas, queimadas) e a ganância do homem pelo poder sobre o precioso líquido. A temática volta à cena neste dia 22, quando se comemora o Dia Mundial da Água.

O dia 22 de março foi instituído pela Assembleia Geral da ONU em 1993, quando já se discutia estratégias para minimizar problemas como falta de água potável ou seu fornecimento contínuo. Essa celebração é, na verdade, um alerta para quem acredita em fonte perene. Embora cerca de 70% da superfície do planeta sejam cobertos por água, somente 2,6% desse volume correspondem a água doce. Embora o Brasil detenha 12% de toda a água doce mundial (a maior parte concentrada na região norte), apenas 7% dos brasileiros têm acesso a água fresca potável. A discussão sobre o acesso à água e ao abastecimento é tema do Dia Mundial da Água, inspirada no último Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos.

Se você gostou das dicas cinematográficas, vale a pena conferir outros filmes que abordam o tema com maestria. É só conferir: a animação Wall-e; os brasileiros A Lei da Água (documentário) e Vidas Secas; a ficção É Proibido Procriar; o filme Mother; e A Qualquer Preço (no qual John Travolta advoga pelas crianças mortas após contaminação da água e enfrenta duas poderosas empresas). Outra dica, de 2008, é o documentário Ouro Azul – a Guerra da Água, que relaciona a escassez do líquido e um possível conflito social com guerras para privilegiar seu acesso. Confira também a programação nos parques para celebrar a data.

Projetos nos parques

Alguns parques municipais prepararam uma programação especial para seus visitantes para comemorar o Dia Mundial da Água. Até o dia 22, das 14h às 17h, o Parque M'Boi Mirim oferece sua semana ambiental, culminando com o PlantAção (distribuição de plântulas ornamentais e construção da árvore dos desejos). A palestra Água: um Recurso Limitado falarádos impactos do desperdício. No dia 22, é possível conferir a exposição e visita monitorada que o Parque Guarapiranga preparou, além da já tradicional “análise monitorada da água” que seus técnicos realizam em parceria com a SOS Mata Atlântica. O Parque Nabuco propõe para essa data a exposição “Solo e os Processos de Erosão, com roda de conversa sobre a importância dos rios. O Parque Shangrilá garante aos seus usuários uma trilha monitorada.

No Parque Linear São José, o dia 22 de março será marcado por uma exposição fotográfica, além da doação de mudas ornamentais e medicinais e atividades de pintura e desenho livre para as crianças. Outra pedida é do Parque Jardim Felicidade, que realizará uma oficina de terrário e, de quebra, uma palestra sobre o funcionamento do planeta. O terrário também inspirou a equipe do Parque Jacintho Alberto, que oferece uma oficina a partir de vidros reutilizados de conserva de alimentos.

O Parque do Povo vai misturar yoga e meditação, com uma atividade de “canto ao rio Pinheiros” para defender a “cura” desse importante rio paulistano. No Parque do Trote/Vila Guilherme, o dia 22 será dos pequenos, com atividade de uma CEI envolvendo a fauna silvestre. No Parque Santo Dias, será inaugurada nova horta, para marcar o início do projeto ODSs (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável).

Como ajudar

 

A ONU e seus países membros respondem por ações específicas de preservação nos rios de todo o planeta, assim como os governos, em suas diversas esferas, promove atividades para marcar a data e, desta forma, conscientizar a população sobre como proteger nossa tão preciosa água. Uma boa dica é ver o documentário Ouro Azul – a Guerra da Água, de 2008, que fala principalmente da escassez do líquido e um possível conflito social com guerras para privilegiar seu acesso.

Se o cinema mostra previsões nada positivas para o convívio do homem e da natureza, há ações efetivas que o homem pode promover para a preservação das águas. Além de combater os desmatamentos e queimadas, que contribuem para o aquecimento global, há coisas simples que podem ser feitas no dia a dia:

• Não jogue lixo e/ou entulho em rios e córregos;
• Use a água encanada de casa com consciência, mantendo a torneira fechada enquanto ensaboa o corpo, no banho, ou a louça, na pia;
• Aproveite as águas da casa (da máquina de lavar roupa, por exemplo) para lavagem de pisos ou para a descarga de banheiros;
• Oriente as pessoas próximas (familiares, amigos, vizinhos) sobre como fazer para evitar a poluição de rios e córregos;


SERVIÇO
Programação dos parques para a Semana da Água

 

ATÉ 22/03
PARQUE M'BOI MIRIM
Estrada do M'Boi Mirim, 7100 - Jardim Ângela
das 14h às 17h - semana verde (oficinas, palestras, artesanato sustentável, economia doméstica e utilização e desperdício de água, com recomendações sobre a economia e seus impactos na natureza)

 

22/03 - sexta-feira
PARQUE GUARAPIRANGA
Estrada Guarapiranga, 575 – Parque Alves de Lima
14h - Análise monitorada da água na Represa Guarapiranga (parceria com a SOS Mata Atlântica)
15h, 15h30, 16h e 16h30 - Exposição e visita monitorada ao Polo de Educação Ambiental

PARQUE NABUCO
Rua Frederico Albuquerque, 120 – Jardim Itacolomi
Das 9h às 10h30 - "Exposição Solo e os Processos de Erosão"
Roda de Bate Papo sobre a Importância dos Rios de SP.

PARQUE SHANGRILÁ
Rua Irmã Maria Lourença, 250 - Grajaú
14h - Trilha monitorada (verificar horários seguintes)

PARQUE LINEAR SÃO JOSÉ
Av. Frederico René de Jaegher, altura do nº 2760 – Vila São José
Dia todo - Exposição fotográfica, doação de mudas (ornamentais e medicinais) e pintura e desenhos livres para crianças

PARQUE SANTO DIAS
Rua Jasmin da Beirada, 71 / Rua Arroio das Canaleiras, s/n – Capão Redondo
10h - Inauguração de horta, início do projeto ODS´s (Objetivos de desenvolvimento Sustentáveis).

PARQUE DO POVO
Av. Henrique Chamma, 420 - Pinheiros
5h45 - "Canto ao Rio" – um reencontro de amor com o rio Pinheiros (ponto de encontro: portão 2)
7h15 às 8h30 – Yoga com Filipe Stein
8h30 às 9h - Meditação Ho' oponopono para cura das nossas águas internas e pela despoluição do rio

PARQUE JACINTHO ALBERTO
Rua Talófitos, 16 – Jardim Pirituba
14h - oficina de terrário com vidros reutilizados de conserva de alimentos


PARQUE VILA GUILHERME TROTE
Av. Nadir Dias Figueiredo, s/n - Vila Guilherme
A partir das 8h30 - Atividade com o CEI Rugrats (crianças de 4- 5 anos) – identificação de pássaros, desenhos sobre água para colorir e vídeo de desenho animado.

24/03 - domingo
PARQUE JARDIM CONQUISTA
Rua Pedro de Medeiros, s/n – Jardim da Conquista
9h - Plantio de árvores em área interna ao parque, juntamente com o CADES São Mateus. (Evento também em atendimento ao Plantio Global); palestras informativas e apresentação dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)