PREFEITURA DE SÃO PAULO

Conheça os parques aniversariantes de abril

Sete áreas verdes foram criadas neste mês

03/04/2024 14h50

No mês de abril, são sete parques urbanos que comemoram mais um ano no município de São Paulo. Saiba mais sobre essas áreas, suas particularidades e curiosidades:

01/04- Chuvisco (7 anos)

 



O Parque do Chuvisco no Jabaquara, zona sul, é dividido em duas áreas internas: um Núcleo de Vivência com recepção, sanitários e área para leitura; e o Galpão Multiuso que reúne brinquedoteca, exposição, área de estar, auditório/sala de projeção, fraldário, sanitário para pessoas com e sem deficiência. Em sua parte externa, há uma pista de skate (Secretaria de Esportes - SEME), quiosques com mesas e bancos, três quadras poliesportivas, bebedouros, quatro áreas com equipamentos para ginástica, dois setores para brinquedos, pista de caminhada, ciclovia e área de projeção.

 
03/04- Trianon (142 anos)



 

Esse parque localizado na Avenida Paulista é histórico, sendo um dos mais antigos do munícipio. Oferece equipamentos de ginástica e playground, além da trilha do Fauno, nome em referência à obra de Brecheret localizada na área verde, que também abriga a escultura “Aretusa”, de Francisco Leopoldo Silva.
 

15/04- Nebulosas (13 anos)



 

Criado para preservar a mata em estágio de regeneração e as nascentes do Córrego Caguaçú, em São Mateus, na zona leste, a infraestrutura do Nebulosas conta com áreas de estar e de jogos, playground, anfiteatro e campo de futebol.


16/04- Piqueri (46 anos)



O nome desse parque, na zona norte, faz alusão à aldeia indígena que habitava parte da região em que ele está localizado. Conta com áreas de estar, pista de cooper, bicicletário, campos de futebol de areia e gramado, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, lago, palco para apresentações, sanitários e canchas de bocha.


25/04- Rodrigo de Gásperi (42 anos)




Os visitantes do parque situado na região de Pirituba/Jaraguá, zona norte, podem usufruir de pista de caminhada, bicicletário, quadras poliesportiva, de campo e de bocha, mesas com tabuleiro de xadrez e dama e de pingue-pongue, sanitários e playgrounds.


27/04-Alfredo Volpi (53 anos)

 


Instalado no bairro do Morumbi, zona sul, o Alfredo Volpi fazia parte de uma grande fazenda no século XIX e foi criado visando a preservação de uma área remanescente de Mata Atlântica do Planalto Paulista. Suas trilhas rústicas são usadas para corridas, caminhadas e contemplação, permitindo visualizar nascentes e lagos. Há aparelhos de ginástica, além de playground, praças de piquenique com mesas e bancos, estacionamento, sanitários com acessibilidade e paraciclo.


30/04- Chácara do Jockey (8 anos)


 

 
O espaço é localizado no bairro da Vila Sônia, zona oeste, e se divide em três núcleos: Esportivo que concentra Administração e Espaço de Convivência com quadra poliesportiva e campos de futebol; Contemplativo, um setor de caminhada com passeios de terra batida e bancos, playground e há também um galpão de atividades; Núcleo Cultural das Baias, com cerca de 8000m², considerado o maior e mais complexo conjunto de edificações voltado para a cultura e iniciativas de produção da Secretaria da Cultura - SMC. O parque ainda contempla uma edificação da EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística.


Essa reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 (Cidades e comunidades sustentáveis) e 15 (Vida terrestre).


 

 Siga a SVMA nas redes sociais