Secretaria do Verde promove conscientização ambiental no Parque Anhanguera

11/12/2011

Secretaria do Verde promove conscientização ambiental no Parque Anhanguera

Ideia é explicar aos freqüentadores do parque a importância da convivência saudável entre os freqüentadores do parque e os animais silvestres no seu habitat natural;

 

No próximo domingo, 11, biólogos e veterinários da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente estarão concentrados no Parque Anhanguera, localizado na Zona Norte da cidade, para conscientizar a população sobre a importância da conservação das áreas verdes da cidade e dos animais silvestres. A ação será itinerante e deve percorrer todos os parques da cidade.

 

Durante o movimento, os técnicos da Divisão de Fauna Silvestre distribuirão panfletos explicativos que contam as principais funções dos parques para a vida da fauna silvestre - proporcionam abrigo, alimentação e condições para a reprodução dos animais, assim como área de descanso para aves migratórias, sendo, por isso, fundamentais para a conservação da biodiversidade. Também serão exibidos filmes, em uma tenda localizada próxim a à administração do parque, que tratam de educação e conscientização ambiental.

 

Os técnicos da Secretaria do Verde também passarão orientações aos freq u entadores sobre como proceder em casos de filhotes de aves que são encontrados caídos fora do ninho nos parques, riscos e acidentes com a fauna causados por linhas de pipa e anzóis de pesca, riscos da alimentação inadequada dos animais do parque fornecida por usuários, além do lixo jogado no chão e nos lagos, que ingerido, prejudica a saúde os animais.

 

Outras Informações a respeito de abandono e soltura de animais dentro dos parques serão abordades, já que essas ações pode m causar o desequilíbrio ecológico da fauna silvestre local.

 

A Divisão de Fauna Silvestre, da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, realiza ações de manejo e conservação da fauna silvestre na cidade de São Paulo e, desde 1998, mantém no Parque Anhanguera o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS e Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS. De acordo com o Inventário de Fauna realizado por esta Divisão, publicado em 2010, o Parque Anhanguera possui 224 espécies de animais silvestres, entre aves, mamíferos, répteis e anfíbios.

 

Serviço: Conscientização Ambiental no Parque Anhanguera

Data: 11/12/11

Horário: 9h às 14h

Local: Parque Anhanguera

Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1000 - km 26 da Via Anhanguera