60 animais silvestres são soltos no Sítio Curucutu

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) proporciona vida livre aos animais reabilitados

Nessa segunda-feira (22), biólogos e veterinários da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente promoveram a soltura de 60 animais selvagens na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Sítio Curucutu, na zona sul. A ação teve a participação também de observadores de aves.

“A importância da soltura está justamente na possibilidade de retorno desses indivíduos à vida livre” afirma Clarice Thomaz, bióloga da Divisão da Fauna Silvestre. Entre as espécies presentes, 55 eram aves, motivo pelo qual atraiu amantes de pássaros.

Clarice explicou que uma considerável parcela desses animais foi resgatada ainda filhotes e foram encontrados por munícipes, resgatados pela cidade e, até mesmo, vítimas do tráfico.

Os animais passam por uma série de estágios para o retorno à natureza, entre eles o atendimento clínico veterinário, cuidados no berçário e reabilitação. Após esse processo, eles devem se mostrar aptos para o retorno à vida livre.

Esta reportagem contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Boa saúde e Bem-estar), 15 (Vida sobre a terra) e 17 (Parceria em prol das metas).

 

 

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais