Parque Augusta - Bruno Covas recebe Selo de Acessibilidade Arquitetônica

O documento indica que o local é acessível para pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), através da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), entrega o Selo de Acessibilidade Arquitetônica para o Parque Augusta - Bruno Covas na próxima quarta-feira, 29 de março, às 10h.

O parque é administrado pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e está localizado em um quarteirão entre as ruas Augusta, Consolação, Caio Prado e Marquês de Paranaguá. Sua estrutura conta com entradas e circulação acessíveis, o que garante o acesso para pessoas com deficiência física. Ele também possui rotas com piso pavimentado paralelas às rotas com piso em pedrisco, incluindo corrimãos em vários trechos, o que possibilita o caminhar conjunto de pessoas com habilidades diferentes.

Logo que o munícipe entra no local, encontra pisos e mapas táteis — destinados à população com deficiência visual — que indicam pontos de interesse e serviços disponibilizados no espaço. O parque também oferece sanitários acessíveis e fraldários nos sanitários comuns, além de parquinho inclusivo (playground com brinquedos destinados a crianças com e sem deficiência) e demais mobiliários acessíveis (como bebedouros e bancos).

O anfiteatro tem espaço para pessoas em cadeira de rodas na plateia, e o local reservado para as apresentações foi concebido com acesso universal — sem desníveis ou elevação, para uso de todos os perfis.

O cachorródromo, por sua vez, também foi projetado com acessibilidade, apresentando espaço com piso pavimentado e bancos para descanso ou apoio junto à sua entrada.

Levando em conta as construções existentes no parque, que são protegidas por órgão do patrimônio histórico, foram pensados acessos para o salão na portaria (junto ao Portão 1) e para a Casa das Araras: isso propicia às pessoas com mobilidade reduzida a chance de também usufruírem destes locais. Até meados dos anos 1970, o parque abrigou um palacete e uma escola.

 

O parque

Inaugurado em novembro de 2021, o Parque Augusta - Bruno Covas tem aproximadamente 23.000 m², com vegetação significativa e valores históricos.

A área conta com caminhos para passeios, playground inclusivo, cachorródromo, equipamentos de ginástica e uma academia da terceira idade. Sanitários públicos, arquibancada e deck elevado também integram o conjunto, que ainda tem áreas de manejo e compostagem, assim como uma estrutura de serviços e apoio para a administração.

Em relação à flora do local, há um bosque heterogêneo com espécies arbóreas nativas e predominantemente exóticas — como a aglaia, a falsa-seringueira e o jacarandá-mimoso. Além disso, estão presentes também árvores frutíferas, como abacateiro, mangueira, nespereira, uva-japonesa e palmeiras como areca-bambu, palmeira-de-leque-da-china e palmeira-washingtonia.

O parque recebeu mais de 2 milhões de visitas desde a sua inauguração.

 

Sobre o Selo de Acessibilidade Arquitetônica

O documento é concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) para edificações novas ou já existentes da cidade de São Paulo, públicas ou privadas, desde que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência. Após a solicitação do Selo de Acessibilidade Arquitetônica, o local passa por uma avaliação criteriosa de engenheiros e arquitetos, a fim de verificar se as normas técnicas exigidas estão sendo cumpridas.

Desde 2011, vários locais como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais já foram contemplados.

Para saber mais e solicitar o serviço, que é gratuito, acesse:

https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/selo_de_acessibilidade_arquitetonica/index.php?p=259779

A entrega do Selo para o Parque Augusta - Bruno Covas acontece nesta quarta-feira, 29, com a participação de equipes das secretarias municipais da Pessoa com Deficiência (SMPED) e do Verde e Meio Ambiente (SVMA). Além dele, neste mesmo dia, outros seis equipamentos municipais também recebem o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, são eles: Parquinho do Parque Previdência, Parquinho do Parque Benemérito José Brás, Parquinho do Parque Aclimação, Parquinho do Parque Raposo Tavares, Parquinho e Academia do Parque do Povo - Mário Pimenta Camargo e Espaço Inclusivo do Parque do Carmo Olavo Edydio Setúbal.

 

Sobre a Comissão Permanente de Acessibilidade

A cidade de São Paulo foi a primeira cidade do país a criar uma comissão de acessibilidade deliberativa, em formato de colegiado, com a participação ativa tanto da sociedade civil como das diversas secretarias e órgãos da municipalidade.

Considerada um Órgão da Prefeitura de São Paulo vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), conforme Decreto 58.031/2018, a CPA é composta por diversos representantes de Secretarias, entidades de classe de áreas afins (como engenharia e arquitetura) e outros representantes da sociedade civil. Seus membros e suplentes são indicados pelo secretário da pasta, presidente ou responsáveis pela entidade — dentre os quais, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

 

 

 Siga a SVMA nas redes sociais