SVMA participa do Congresso Mundial de Parques Urbanos no México

Evento discutiu boas práticas de gestão, tecnologias, projetos e conhecimentos sobre o papel dos parques nas cidades

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) marcou presença no Congresso Mundial de Parques Urbanos em Monterrey, Nuevo Leon, México. Com o tema “Impulsionando cidades através de parques e espaços públicos”, o encontro ocorreu entre os dias 14 e 18 de novembro, organizado pela rede World Urban Parks, pela Prefeitura de Monterrey e pela Associação Nacional de Parques e Recreação do México.

O objetivo foi promover o intercâmbio de boas práticas de gestão, de tecnologias, projetos e conhecimentos sobre o papel dos parques nas cidades. As atividades incluíram workshops, saídas de campo, sessões de consulta com especialistas, apresentações e exposições. Mais de quatro mil congressistas de diversas partes do mundo estiveram presentes. A articulação para a participação no evento foi feita pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI).

Vinícius Almeida, diretor da Divisão de Gestão de Parques Urbanos da SVMA, participou das atividades e acrescenta que a experiência foi positiva no sentido de se atualizar sobre as melhores práticas de gestão, considerando o potencial que as áreas verdes possuem de propiciar o lazer e a recreação pública, a melhoria da qualidade de vida e a conservação da biodiversidade em ambientes urbanos.

Os workshops e sessões de conhecimento estiveram divididos em seis temas: “Participação, inclusão e socialização”; “Saúde e bem-estar”; “Igualdade, economia e financiamento”; “Programas, recreação e eventos”; “Meio ambiente e sustentabilidade”; e “Design, infraestrutura e equipamentos”.

“As principais cidades da América Latina e do mundo querem elevar os parques a novos patamares de projeto, estrutura e oferecimento de lazer e cultura. Foi rico estar em contato com todas essas experiências, ver o quanto temos a aprender e contribuir com a nosso município e que essa articulação em rede é fundamental, unindo cidades, universidades, associações, voluntários e empresas fornecedoras e prestadoras de serviços e bens para parques municipais”, relata Vinícius.