Técnicos da SVMA participam de curso de prevenção contra acidentes e manejo de serpentes no Instituto Butantan

Treinamento garante maior segurança e conhecimento sobre esses animais para a gestão nos Parques Naturais Municipais e outras Unidades de Conservação

Técnicos da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) participaram de um curso de prevenção contra acidentes e manejo de serpentes, promovido e realizado no Museu Biológico do Instituto Butantan. O treinamento foi feito pelo biólogo e diretor do museu, Giuseppe Porto, e pelo biólogo, Marcelo Lucas.

A iniciativa partiu da Divisão de Gestão de Unidades de Conservação – DGUC e contou com a presença de gestores e funcionários das Unidades de Conservação (UC) municipais, como os Parques Naturais Municipais e Áreas de Proteção Ambiental – APAs; da RPPN Sítio Curucutu, área protegida particular situada na APA Capivari-Monos; e de administradores de parques urbanos municipais. Além disso, o curso contou com a presença de Agentes de Promoção Ambiental e Agentes Comunitários de Saúde do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis – PAVS, da Secretaria Municipal de Saúde - SMS, convidados pela DGUC, já que possuem atuação direta nas questões ambientais com impacto sobre a saúde da população e na conservação e recuperação ambiental.

O intuito do curso foi compartilhar informações e diretrizes de como proceder corretamente no manejo desses animais, na prevenção e protocolo em caso de acidentes envolvendo essas espécies e na importância para sua conservação. Além disso, a oportunidade foi fundamental para garantir maior segurança dos funcionários da vigilância e manejo, gestores e agentes com atuação nessas áreas protegidas e parques municipais, possibilitando assim, um compartilhamento de informações seguras para os visitantes dessas áreas, comunidade vizinha e proteção dos próprios animais.

A oportunidade também permitiu abrir discussões com o Instituto Butantan visando estabelecer os Parques Naturais Municipais e demais UCs municipais como ambientes promissores para pesquisas científicas realizadas pelo instituto e que resultariam no enriquecimento do conhecimento da biodiversidade paulistana, estratégias para sua conservação e na difusão de informações sobre animais peçonhentos para a comunidade e população.

Ao visitar essas áreas protegidas da cidade, a recomendação é que os munícipes estejam sempre atentos aos cuidados com os animais silvestres, pois além de conservarem a biodiversidade e promoverem espaços de lazer à população, esses locais abrigam diversas espécies que podem oferecer riscos, e que circulam com maior liberdade nessas áreas. Por isso, para evitar acidentes com animais peçonhentos é necessário atender as recomendações de segurança, disponibilizada nos Parques Naturais Municipais e destacada no site da SVMA, com os seguintes cuidados:

• Permaneça nas trilhas demarcadas;
• Observe antes de encostar em árvores, galhos, bancos, ou qualquer estrutura;
• Antes de sentar no chão, confira se há qualquer inseto ou animal silvestre;
• Evite se aproximar de colmeias, cupinzeiros ou ninhos;
• Não coloque as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, ou entre pedras;
• Não tente perseguir e/ou capturar animais silvestres
• Caso encontre um animal peçonhento, afaste-se com cuidado e evite assustá-lo ou tocá-lo e procure a autoridade local para orientações;

E lembre-se: as equipes dos Parques Naturais Municipais e outras Unidades de Conservação estarão preparadas para auxiliar e tirar qualquer dúvida para deixar o seu passeio mais seguro e feliz.

Equipamentos utilizados para o manejo seguro de serpentes